Dicas para vender mais neste fim de ano

Está chegando uma das mais esperadas épocas para quem trabalha com comércio eletrônico. Afinal, é no fim do segundo semestre que os lojistas têm a oportunidade de faturar muito. Certamente, seu e-commerce precisa estar bem preparado para este período. Neste post, vamos falar do calendário de datas comemorativas; e, ainda, dar algumas dicas para vender mais neste fim de ano. Portanto, fique de olho e compartilhe com sua equipe!

Outubro vem aí

O mês de outubro é, sem dúvida, uma ótima época para vender mais. Isso porque temos algumas datas comemorativas que vão ajudar a melhorar o fluxo de caixa da sua loja. Estamos falando do Dia das Crianças (12), Dia do Professor (15), Dia Nacional do Livro (29) e, ainda, das comemorações do Dia da Padroeira do Brasil (12), Nossa Senhora Aparecida.

Portanto, independentemente do seu nicho de atuação, você pode tirar vantagem das datas e atrair um público diferente. Aqui, a dica é: use a criatividade para alinhar as comemorações ao seu negócio.

Uma boa tática é aproveitar a ocasião e montar kits de produtos. Desse modo, você pode colocar alguns itens em oferta; ou seja, o que vale é encantar seu cliente. Pensar de forma estratégica neste momento vai fazer a diferença. Além do mais, com boas ofertas estas datas não vão passar em branco.

Novembro tem Black Friday

Sim! Esse é o evento mais expressivo do mês para o comércio em geral. É que muitos consumidores preferem economizar durante o ano à espera da Black Friday, que acontece no dia 26.

Isso porque, de maneira geral, as liquidações são mesmo imperdíveis; ou seja, vale a pena dedicar um esforço extra para planejar as vendas neste mês.

Faça um check list das ações necessárias para atrair seu cliente nesta data. Assim, você e sua equipe vão extrair o máximo das dicas para vender mais neste fim de ano.

Dezembro e suas festividades

Depois da maratona de vendas de outubro e novembro, chegamos em dezembro. E, aqui, você já sabe: é treinamento intensivo, tática de guerra mesmo para vender! Afinal, este é o mês do Natal e do Réveillon, épocas tradicionais para comprar presentes.

Para se ter uma ideia da relevância das vendas neste mês, basta olhar para os números do ano passado. Em dezembro de 2020, o e-commerce brasileiro registrou alta de 53,83%, em relação ao mesmo período de 2019.

E o faturamento também acompanhou a evolução com um crescimento de 55,74%.

Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de  Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Assim sendo, e de olho no crescimento do seu e-commerce, é hora de planejar, arregaçar as mangas e focar na estratégia para ter os melhores resultados possíveis neste mês. 

Dicas

Aproveite as próximas semanas para fazer um profundo diagnóstico dos seus processos internos. Deixamos aqui algumas perguntas para te ajudar neste momento:

-Como está o seu estoque para o último trimestre do ano?

-Sua equipe está preparada para o volume de atendimento?

-E o planejamento de marketing e de vendas?

-Já pensou nas campanhas de vendas para as redes sociais? Essa é a hora de divulgar as promoções com antecedência!

-Como está o relacionamento com seus fornecedores? Eles também estão preparados?

-Já revisou o estoque parado nas prateleiras? Será que não é o momento ideal para liquidar algumas peças da coleção passada?

-E a logística interna? Será que seu e-commerce está pronto para atender seu público com eficiência e rapidez?

 -Já pensou que o frete pode ser um diferencial competitivo na entrega dos produtos?

Bom, ainda estamos em setembro e você tem um tempo para se organizar. Revisite os números alcançados por sua loja no último trimestre do ano passado. Assim, você poderá corrigir possíveis falhas ocorridas.

Entretanto, não deixe os preparativos para a última hora! Comece já para não ser atropelado pelo tempo.

Ouça seu público

Por fim, nunca é demais lembrar de escutar seu público com atenção. Invista nessa estratégia! Desse modo, você vai atrair, converter e cativar novos clientes neste fim de ano. Afinal, o consumidor estará ávido por novidades e, certamente, ao atender as expectativas dos seus clientes, você vai fidelizá-los.

Estamos juntos nessa jornada

Você já sabe, mas a gente não cansa de dizer: a Shoppub é sua aliada nesta jornada! Portanto, conte conosco e aproveite todas as dicas para vender mais neste fim de ano.

Fonte: Freepik

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