Dicas para começar a planejar o próximo ano

por Shoppub

Estamos na melhor temporada de vendas para o comércio eletrônico: Black Friday, Cyber Monday, Natal, Réveillon. O setor está mais aquecido do que nunca. Certamente, quando terminar esse período, o balanço vai superar as expectativas. No entanto, tão importante quanto vender neste fim de ano, é manter o ritmo em 2022. Afinal, quanto antes você se antecipar, mais tempo terá para investir nos pilares de seu e-commerce. Portanto, não perca tempo. Fique com a gente e acompanhe as dicas para começar a planejar o próximo ano.

Faça um check list

Esta talvez seja uma das etapas mais importantes para o seu negócio. Planejamento é tudo!

Um bom check list impede o retrabalho, além de evitar erros que podem comprometer os resultados financeiros de seu e-commerce.

Além disso, auxilia na padronização dos processos; isso ajuda a melhorar a organização e a produtividade.

Sendo assim, reúna seu time para acompanhar o desempenho das vendas até aqui.

Assim, dará tempo de corrigir eventuais falhas até que chegue o mês de dezembro, quando as vendas voltam a esquentar.

Por isso, nossa dica é que você aproveite as experiências vividas nesta Black Friday e Cyber Monday como se fosse um laboratório.

E para te dar aquele suporte na hora de fazer o planejamento de sua loja, listamos algumas questões que não devem faltar no seu check list.

Preparados? Então, vamos lá!

Atendimento

Afinal, como tem sido o atendimento ao seu público?

Sua loja usou todos os canais de comunicação disponíveis?

Qual o tempo médio de resposta nas redes sociais?

Como a Inteligência Artificial (IA) tem auxiliado seu e-commerce?

Frete e Logística

Estes itens são diferenciais competitivos importantes na hora de vender seus produtos pela internet.

Afinal, têm um impacto considerável nas vendas.

Aqui na Shoppub, nós sabemos disso. E temos algumas estratégias para facilitar a vida do empreendedor.

Oferecer opções para que nossos clientes possam centralizar as operações e diminuir os custos com frete é uma delas.

Assim sendo, faça um exercício detalhado com sua equipe para saber como está a logística de entrega dos produtos. E não hesite em falar com a Shoppub. Temos as melhores soluções do mercado para os nossos clientes.

Outro item que deve constar no planejamento de vendas de sua loja on-line é a política de entrega, trocas e devoluções. Esta deve ser clara para evitar dúvidas por parte do seu público e não causar maiores impactos no frete.

Portanto, avalie com cuidado este pilar do seu e-commerce.

Gestão de Estoque

Aqui está um item fundamental para qualquer empresa. Uma boa gestão do estoque ajuda a otimizar o investimento.

Em outras palavras, com um controle eficiente, sua loja pode fazer previsões de novas compras.

Outra dica: não deixe de conferir se os inventários estão em dia. Essa ação vai evitar fazer compras desnecessárias.

Fique de olho nas quantidades de mercadorias disponíveis. Não espere o produto acabar para fazer novos pedidos. E não se esqueça: tenha sempre bons produtos para oferecer ao seu público.

Por fim, lembre-se de fortalecer a relação com os fornecedores.

Comunicação e Marketing

Avalie se as estratégias usadas por sua loja estão dando os resultados esperados.

Afinal, quem não é visto não é lembrado!

Portanto, aproveite para investir nas redes sociais e colocar sua loja em evidência.

Faça promoções, divulgue dicas no blog de sua loja. Mantenha seu e-commerce sempre presente nos meios de comunicação com campanhas atrativas. Seu público vai gostar.

Pós-venda

Estreite a relação com seu público investindo no pós-venda.

Tão importante quanto atrair novos clientes é fidelizar os antigos.

Portanto, aproveite para saber como foi a jornada de compra do seu cliente.

Ofereça descontos na próxima compra. Ouça o que ele tem a dizer.

Certamente, com uma boa experiência, ele vai voltar sempre que precisar de algo. E uma vez satisfeito, as taxas de conversão de vendas podem aumentar.

Tecnologia

O mercado de comércio eletrônico tem registrado, a cada ano, um crescimento acelerado.

Assim sendo, quanto mais seu e-commerce apostar na tecnologia, vai ganhar a preferência dos consumidores.

A tecnologia facilita os processos e promove agilidade para o cliente.

Portanto, não deixe de considerar esta estratégia.

E por falar nisso, aqui na Shoppub nós amamos tecnologia! E usamos os melhores sistemas para garantir um ótimo desempenho das vendas de nossos clientes.

Agora que você já sabe as melhores dicas para começar a planejar o próximo ano, é hora de começar o trabalho para ter um desempenho de vendas ainda melhor.

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Até a próxima!

Fonte: Freepik

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