Estamos na melhor temporada de vendas para o comércio eletrônico: Black Friday, Cyber Monday, Natal, Réveillon. O setor está mais aquecido do que nunca. Certamente, quando terminar esse período, o balanço vai superar as expectativas. No entanto, tão importante quanto vender neste fim de ano, é manter o ritmo em 2022. Afinal, quanto antes você se antecipar, mais tempo terá para investir nos pilares de seu e-commerce. Portanto, não perca tempo. Fique com a gente e acompanhe as dicas para começar a planejar o próximo ano.
Faça um check list
Esta talvez seja uma das etapas mais importantes para o seu negócio. Planejamento é tudo!
Um bom check list impede o retrabalho, além de evitar erros que podem comprometer os resultados financeiros de seu e-commerce.
Além disso, auxilia na padronização dos processos; isso ajuda a melhorar a organização e a produtividade.
Sendo assim, reúna seu time para acompanhar o desempenho das vendas até aqui.
Assim, dará tempo de corrigir eventuais falhas até que chegue o mês de dezembro, quando as vendas voltam a esquentar.
Por isso, nossa dica é que você aproveite as experiências vividas nesta Black Friday e Cyber Monday como se fosse um laboratório.
E para te dar aquele suporte na hora de fazer o planejamento de sua loja, listamos algumas questões que não devem faltar no seu check list.
Preparados? Então, vamos lá!
Atendimento
Afinal, como tem sido o atendimento ao seu público?
Sua loja usou todos os canais de comunicação disponíveis?
Qual o tempo médio de resposta nas redes sociais?
Como a Inteligência Artificial (IA) tem auxiliado seu e-commerce?
Frete e Logística
Estes itens são diferenciais competitivos importantes na hora de vender seus produtos pela internet.
Afinal, têm um impacto considerável nas vendas.
Aqui na Shoppub, nós sabemos disso. E temos algumas estratégias para facilitar a vida do empreendedor.
Oferecer opções para que nossos clientes possam centralizar as operações e diminuir os custos com frete é uma delas.
Assim sendo, faça um exercício detalhado com sua equipe para saber como está a logística de entrega dos produtos. E não hesite em falar com a Shoppub. Temos as melhores soluções do mercado para os nossos clientes.
Outro item que deve constar no planejamento de vendas de sua loja on-line é a política de entrega, trocas e devoluções. Esta deve ser clara para evitar dúvidas por parte do seu público e não causar maiores impactos no frete.
Portanto, avalie com cuidado este pilar do seu e-commerce.
Gestão de Estoque
Aqui está um item fundamental para qualquer empresa. Uma boa gestão do estoque ajuda a otimizar o investimento.
Em outras palavras, com um controle eficiente, sua loja pode fazer previsões de novas compras.
Outra dica: não deixe de conferir se os inventários estão em dia. Essa ação vai evitar fazer compras desnecessárias.
Fique de olho nas quantidades de mercadorias disponíveis. Não espere o produto acabar para fazer novos pedidos. E não se esqueça: tenha sempre bons produtos para oferecer ao seu público.
Por fim, lembre-se de fortalecer a relação com os fornecedores.
Comunicação e Marketing
Avalie se as estratégias usadas por sua loja estão dando os resultados esperados.
Afinal, quem não é visto não é lembrado!
Portanto, aproveite para investir nas redes sociais e colocar sua loja em evidência.
Faça promoções, divulgue dicas no blog de sua loja. Mantenha seu e-commerce sempre presente nos meios de comunicação com campanhas atrativas. Seu público vai gostar.
Pós-venda
Estreite a relação com seu público investindo no pós-venda.
Tão importante quanto atrair novos clientes é fidelizar os antigos.
Portanto, aproveite para saber como foi a jornada de compra do seu cliente.
Ofereça descontos na próxima compra. Ouça o que ele tem a dizer.
Certamente, com uma boa experiência, ele vai voltar sempre que precisar de algo. E uma vez satisfeito, as taxas de conversão de vendas podem aumentar.
Tecnologia
O mercado de comércio eletrônico tem registrado, a cada ano, um crescimento acelerado.
Assim sendo, quanto mais seu e-commerce apostar na tecnologia, vai ganhar a preferência dos consumidores.
A tecnologia facilita os processos e promove agilidade para o cliente.
Portanto, não deixe de considerar esta estratégia.
E por falar nisso, aqui na Shoppub nós amamos tecnologia! E usamos os melhores sistemas para garantir um ótimo desempenho das vendas de nossos clientes.
Agora que você já sabe as melhores dicas para começar a planejar o próximo ano, é hora de começar o trabalho para ter um desempenho de vendas ainda melhor.
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Até a próxima!
Fonte: Freepik