Investir em promoções na sua loja virtual é sempre uma excelente estratégia, seja qual for o seu perfil de negócios online. Afinal, além de alavancar suas vendas, esse tipo de iniciativa ajuda a estreitar ainda mais o relacionamento com seus públicos.
Pensando nisso, vamos listar neste conteúdo algumas dicas práticas para o seu e-commerce! Se interessou pelo tema? Então continue a leitura e saiba como conquistar resultados cada vez melhores com suas ações promocionais.
Defina metas específicas para sua promoção
Qual é o seu objetivo ao criar uma promoção: aumentar as vendas de um determinado produto ou divulgar um lançamento? Você pretende fidelizar clientes ou conquistar novos públicos? Sua marca precisa se destacar da concorrência ou fortalecer a presença em seu mercado de atuação?
Refletir sobre essas questões é uma etapa primordial para garantir o sucesso da sua estratégia promocional. Por isso, determinar as metas de curto, médio e longo prazo que seu e-commerce pretende alcançar deve ser o primeiro passo da sua jornada.
Segmente o seu público-alvo
Uma vez que você já definiu quais serão os objetivos da sua promoção, chegou a hora de entender qual será o público-alvo. Aqui, a dica é fazer um estudo aprofundado de aspectos importantes, como:
- quais são os hábitos de consumo do seu cliente;
- quais são os produtos mais buscados em sua loja;
- e, ainda, quais são os canais de comunicação mais utilizados.
Nessa fase, vale a pena lembrar que o target da sua ação promocional não inclui necessariamente todos os clientes da sua loja, ok? Assim, quanto melhor for a sua segmentação, melhores serão os resultados.
Selecione o tipo de promoção ideal para sua loja e o tempo de duração
Para cada objetivo e para cada perfil de público, é possível desenvolver um tipo diferente de promoção. Partindo dessa máxima, podemos listar algumas opções interessantes de ação, como:
- kits de produtos especiais para determinadas datas comemorativas;
- distribuição de brindes exclusivos de acordo com a compra realizada;
- cupons de desconto ou cashbacks;
- descontos progressivos e condições especiais de pagamento;
- sorteios ou concursos culturais valendo prêmios diferenciados.
Outro aspecto importante é definir qual será a duração da sua promoção. Afinal, ações muito extensas correm o risco de perder a atenção do público, enquanto as muito curtas podem não gerar o impacto esperado. Aqui, o segredo é buscar o equilíbrio!
Aposte em uma boa divulgação das promoções na sua loja virtual
Por fim, chegou a hora de contar para o público sobre a sua promoção e incentivar o engajamento. Para isso, uma boa sugestão é investir em uma campanha que seja realmente atrativa e escolher os melhores meios para divulgá-la.
Atualmente, as redes sociais e os e-mails marketing são formas bastante eficazes de despertar a atenção dos consumidores. Além disso, uma landing page pode garantir uma boa interação, ajudando também a ampliar a sua base de leads.
E então, gostou das nossas dicas para otimizar as promoções na sua loja virtual? Então aproveite para conferir aqui no blog da Shoppub outros conteúdos que também vão impulsionar ainda mais as suas vendas!