Seja qual for o segmento de atuação da sua empresa, mapear a jornada do cliente é uma estratégia essencial. Afinal, é dessa forma que a sua loja pode realizar um acompanhamento mais criterioso da jornada do seu público até a efetivação da venda.
E neste conteúdo, vamos destacar alguns dos pontos altos de se investir em um mapeamento realmente robusto para seu e-commerce. Continue a leitura para saber mais!
Mapear a jornada do cliente te ajuda a conhecer e se aproximar ainda mais do seu público
Podemos dizer que a aproximação com o público é uma das principais vantagens que sua loja pode conquistar com o mapeamento da jornada de compra.
Por meio desse estudo, é possível traçar um perfil realmente detalhado dos seus clientes, segmentando-os de acordo com as suas necessidades e preferências. A partir daí, sua empresa pode elaborar ações que consigam conquistar esses consumidores, estreitando o relacionamento com a sua marca.
É possível identificar possíveis falhas e vislumbrar boas oportunidades de crescimento
Outro aspecto relevante de mapear a jornada é a possibilidade de ter uma visão global da performance do seu negócio sob a ótica dos clientes.
Por um lado, é possível identificar o que faz com que seu público não se interesse por determinado produto. Ou, ainda, se existe alguma etapa que pode estar prejudicando as vendas.
Por outro lado, esse estudo também chega para contribuir com a identificação de novas possibilidades que vão otimizar ainda mais a performance do seu e-commerce.
Com o tempo, suas vendas também apresentam um aumento significativo
Um conhecimento aprofundado do perfil dos seus clientes, por si só, já faz toda a diferença para o sucesso dos seus negócios. Porém, quando você investe na correção de gargalos processuais e entende como aproveitar novas oportunidades, seu e-commerce tem ainda mais chances de decolar!
E a soma de todos esses esforços, por sua vez, faz com que as suas vendas alcancem índices cada vez mais positivos.
Seus custos operacionais podem reduzem bastante
Por fim, mas não menos importante, o mapeamento ainda contribui com a redução de diversos custos que podem acabar prejudicando a saúde financeira dos e-commerces.
Porém, ao estabelecer uma conexão cada vez mais estreita com seu público, é possível otimizar gastos relevantes, como:
- a criação de promoções que tenham o risco de não promover o retorno esperado;
- a apresentação de inovações que acabem afastando os consumidores ao invés de aumentar as vendas;
- a ocorrência de falhas que resultem na devolução de produtos ou na necessidade de reembolsos.
Além disso, a conquista de um novo consumidor exige um investimento até sete vez maior do que apostar na fidelização dos que já conhecem a marca. Uma afirmação que, por si só, já reforça a importância de acompanhar as diferentes etapas do processo de compra, não é mesmo?
E agora que você conhece as vantagens de mapear a jornada do cliente, que tal descobrir quais são as soluções mais indicadas para seu e-commerce? Conheça a plataforma da Shoppub e conte com a gente para conquistar ainda mais o seu público!