Você já ouviu falar em conversational commerce? Se a sua resposta for negativa, este conteúdo foi feito especialmente para você!
Por outro lado, se você já está familiarizado com o termo, esta leitura também é uma boa sugestão para conhecer todos os benefícios dessa tendência.
Então, continue com a gente e vamos juntos explorar todas as características e vantagens que o conversational commerce pode trazer para a sua loja virtual.
O que é o conversational commerce e como essa tecnologia funciona?
O conceito de conversational commerce é, na verdade, bastante recente. A ideia foi utilizada pela primeira vez em 2015 por Christopher Messina, um consultor norte-americano que é mais conhecido por ser o inventor das famosas hashtags.
Na prática, o conversational commerce é um tipo de ferramenta que permite que os consumidores possam entrar em contato direto com a sua loja virtual. Dessa forma, eles têm a possibilidade de conversar com os vendedores em tempo real e realizar uma série de atividades, como:
- fazer a compra de seus itens favoritos em seu e-commerce;
- tirar dúvidas ou enviar uma reclamação sobre um determinado produto ou serviço;
- conferir informações atualizadas sobre o status de seus pedidos e acompanhar cada etapa do processo;
- solicitar a inclusão de novos produtos ou aumentar a quantidade de um determinado item em seus carrinhos;
- obter informações de pagamento ou atualizar seus dados cadastrais.
A ideia é oferecer um atendimento cada vez mais personalizado, melhorando ainda mais a experiência de navegação e compra no seu e-commerce. E tudo isso de uma forma muito mais humanizada, mas sem deixar de lado a agilidade e a eficiência que os consumidores modernos buscam!
Por que investir nessa tendência pode fazer a diferença para o seu e-commerce?
Para entendermos a importância de investir no potencial do conversational commerce, vamos iniciar este tópico com alguns dados importantes divulgados pelo Facebook IQ:
- mais de 65% dos usuários afirmaram que se sentem mais confiantes a respeito de uma marca ao trocar mensagens com a empresa;
- além disso, mais de 70% dos entrevistados disseram que pretendem trocar mensagens com as empresas futuramente;
- enquanto 59% informaram que pretendem utilizar a comunicação por mensagens para fazer suas compras.
Esses números, por si sós, já demonstram que os consumidores estão mais do que dispostos a interagir com suas marcas favoritas. E para atender a essa demanda, a implementação das ferramentas de conversational commerce mais adequadas para os seus negócios é essencial!
Afinal, essa atitude demonstra que a sua empresa se preocupa com as necessidades de seus clientes e com a qualidade do atendimento.
Além disso, uma organização que investe em inovação e está em dia com as novas tendências melhora significativamente o seu potencial competitivo. E, como resultado, é possível conquistar a tão sonhada fidelização e vislumbrar um bom aumento nos índices de vendas.
E se você gostou de conhecer o conversational commerce e tem interesse em conferir outros conteúdos como este, continue aqui no blog da Shoppub. Toda semana, compartilhamos dicas valiosas e as principais novidades do mercado do e-commerce!