Conheça os principais tipos de e-commerce

por Shoppub

Com um número cada vez maior de lojas virtuais, conhecer em que categoria o seu negócio se encontra é essencial para localizar o seu público e definir as melhores estratégias a cada caso. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para que você conheça os principais tipos de e-commerce.

Nos próximos parágrafos, vamos falar sobre as principais características dos modelos adotados pelas empresas de diferentes segmentos de mercado, além de listar os pontos altos e os principais desafios de cada um deles.

Confira!

1. Business to business (B2B)

Essa modalidade de comércio eletrônico está relacionada às transações que acontecem especificamente entre pessoas jurídicas, ou seja, de empresa para empresa.

Geralmente, essa categoria inclui fabricantes, distribuidores, importadoras e redes atacadistas que comercializam produtos em grande quantidade, como equipamentos de proteção individual e coletiva, maquinários, móveis, itens de papelaria, materiais de construção, entre outros.

Esse volume de vendas traz como vantagens a possibilidade de conquistar um faturamento maior em comparação a outros modelos de negócio e de trabalhar com uma quantidade ou valor mínimo por pedido, compensando os gastos de produção.

Por outro lado, as exigências quanto aos prazos de entrega, valores de frete e padronização das mercadorias também ficam maiores. E isso faz com que a empresa precise adotar processos eficazes, bons estoques e uma logística eficiente.

2. Business do consumer (B2C)

Enquanto o B2B é focado nas vendas para organizações, o B2C é totalmente direcionado à interação entre empresas e consumidores finais.

Nesse caso, o ponto alto está praticidade das transações, já que tanto o processo de vendas quanto a construção do relacionamento com os clientes acontecem de forma muito mais ágil. O segredo é investir em estratégias de comunicação e marketing que assegurem a fidelização.

Por outro lado, a concorrência é bastante elevada, já que as pequenas empresas disputam a atenção dos usuários com grandes varejistas e marcas já consolidadas no mercado. Para se destacar, é importante oferecer algumas comodidades, como:

  • variedade de produtos;
  • preços competitivos e descontos;
  • bons prazos de entrega;
  • diferentes possibilidades de pagamento;
  • segurança na hora de realizar a compra.

3. Direct to consumer (D2C)

Embora todo o processo de vendas D2C seja muito semelhante ao do modelo B2C, existe aqui um diferencial bastante vantajoso, principalmente para pequenas e médias empresas, ou para os estabelecimentos que comercializam produtos mais específicos.

Nesse modelo de e-commerce, as interações com os clientes acontecem de forma muito mais direta, eliminando a necessidade de intermediários, como marketplaces ou grandes atacadistas.

Como vantagem, as lojas virtuais contam com uma boa economia de recursos financeiros que podem ser utilizados para o crescimento dos negócios. Mas para garantir esse desenvolvimento, é importante investir na qualidade do relacionamento com os clientes e em uma boa divulgação do e-commerce!

E agora que você já conhece alguns dos principais tipos de loja virtual, vale a pena reforçar: contar com o apoio de um time de especialistas faz toda a diferença na hora de colocar o seu e-commerce no ar! Se esse é o seu objetivo, entre em contato com a Shoppub e saiba como podemos te ajudar.

Artigos Relacionados