Muitos empresários, independentemente de seu segmento de atuação, por vezes não têm uma noção adequada de como feriados influenciam os resultados do seu e-commerce. E é justamente essa falta de conhecimento que pode acabar prejudicando a saúde financeira de diversas organizações.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber para lidar com esses períodos de maneira realmente estratégica.
Se interessou e quer ficar por dentro do assunto? Então continue a leitura e, ao final, aproveite as dicas que preparamos para você!
Quais são os principais feriados de 2023?
Quando comparado com os últimos anos, 2023 ganhou um destaque especial no quesito datas comemorativas. Afinal, dos nove feriados nacionais presentes no calendário, quatro serão prolongados.
Nós sabemos que para os trabalhadores do Brasil essa é, certamente, uma excelente notícia! Por outro lado, do ponto de vista dos e-commerces, essa dinâmica pode acabar representando um grande desafio. E no tópico a seguir vamos falar um pouco mais sobre esse aspecto. Acompanhe!
Como os feriados podem interferir nas vendas do seu e-commerce?
Quanto mais longos forem os feriados, maior a probabilidade de que as pessoas viagem ou passem mais tempo com os amigos e familiares.
Isso quer dizer que menos usuários estarão fazendo suas compras online. Ou, em ocasiões de maior movimento no varejo, como o Natal ou o dia das mães, significa que os presentes já foram comprados com antecedência.
Por isso, independentemente dos objetivos do seu e-commerce ou do perfil dos clientes, o volume de vendas durante os feriados tende a apresentar algumas oscilações. E, sejam elas grandes ou pequenas, na prática, essas variações podem acabar interferindo de maneira significativa nos resultados da sua empresa como um todo.
Por outro lado, a boa notícia é que evitar que os feriados representem um retorno negativo para os negócios não precisa ser uma missão impossível! E no próximo tópico do nosso conteúdo vamos compartilhar algumas dicas que podem te ajudar.
Como a sua loja virtual pode driblar esse desafio?
Preparar o seu e-commerce para os diferentes feriados ao longo do ano é algo que exige um planejamento bastante criterioso. E para isso, é muito importante levar em consideração alguns aspectos relevantes, como:
- qual é a infraestrutura mais adequada para atender a todas as demandas e assegurar um atendimento de qualidade aos clientes;
- listagem completa não só dos feriados nacionais, mas também das diferentes datas comemorativas de cada região ou estado;
- avaliação sobre feriados positivos ou negativos para o seu negócio. Ou seja, análise de quais ocasiões estão mais relacionadas ao seu segmento e têm potencial de impulsionar as vendas;
- desenvolvimento de campanhas promocionais eficientes e que sejam divulgadas com antecedência para impactar os consumidores.
E agora que você já sabe como feriados influenciam os resultados do seu e-commerce, temos mais uma dica importante para finalizar este conteúdo! Além de um calendário bem-estruturado, contar com os melhores parceiros também faz toda a diferença. Acesse o site da Shoppub e conheça as ferramentas que vão impulsionar suas vendas durante todo o ano.