Atualmente, contar com uma boa dinâmica de cashback no e-commerce pode fazer toda a diferença para seus negócios. Porém, se a sua empresa ainda não utiliza essa técnica, não precisa se preocupar!
Neste conteúdo, vamos te contar o que é, afinal, um programa de cashback. E, uma vez entendido o conceito, vamos compartilhar algumas dicas para colocá-lo em prática com sucesso.
Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
Como funciona o conceito de cashback na prática?
Em uma tradução direta do inglês para o português, cashback significa, literalmente, “dinheiro de volta”. É um programa de benefícios que foi criado nos Estados Unidos nos anos 1990, embora só tenha se popularizado no Brasil mais recentemente.
O objetivo é assegurar uma dinâmica de vendas realmente perene e, consequentemente, promover a fidelização dos clientes. Na prática, esse sistema conta com duas etapas complementares:
- todo o processo começa quando o consumidor adquire um determinado produto em sua loja virtual;
- após o pagamento, esse usuário já recebe de volta um percentual calculado de acordo com o valor gasto na compra.
Esse percentual, por sua vez, pode ser oferecido de formas diferentes, dependendo do tipo de programa de cashback escolhido pelo seu e-commerce. Assim, os clientes podem receber esse retorno em dinheiro ou como crédito para a realização de novas compras no próprio e-commerce ou em lojas parceiras.
Como implementar um sistema de cashback no e-commerce?
Agora que já falamos bastante sobre como funciona o cashback no e-commerce, chegou a hora de compartilhar dicas! A seguir, vamos te contar como implementar essa técnica em sua loja virtual.
Estabeleça as regras do seu programa de cashback
Essa é, certamente, a primeira decisão importante que você deve tomar para assegurar o sucesso da sua estratégia de cashback. Por isso, dê uma atenção especial a questões como:
- o percentual de cashback que a sua loja pode oferecer;
- a forma como esses valores serão devolvidos aos clientes;
- o valor mínimo para que as compras possam ser incluídas no programa.
Divulgue de maneira estratégica
Despertar o interesse dos clientes também é essencial para garantir que o programa de cashback funcione conforme o esperado.
Aqui, a dica é investir em uma estratégia de marketing massiva para divulgar essa novidade! Nesse momento, vale a pena apostar no poder das redes sociais, além de utilizar e-mails marketing e criar banners atrativos dentro da sua própria loja.
Acompanhe os resultados de maneira bastante criteriosa
Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de monitorar os resultados do programa de cashback com frequência.
Por meio de métricas e análises específicas, é possível avaliar o desempenho da sua ação. E, dessa forma, você vai entender os aspectos que estão sendo bem-sucedidos, além de realizar as mudanças necessárias em tempo hábil.
Gostou de conhecer os pontos altos de contar com um programa de cashback no e-commerce e quer conferir outras estratégias para impulsionar suas vendas? Então continue aqui no blog da Shoppub para ficar por dentro do que há de mais atual no mundo do varejo virtual!