A Black Friday 2024 já está batendo às portas das lojas do mundo todo. E em meio a todos os planejamentos necessários para impulsionar as vendas nesse período, queremos destacar uma questão bastante comum para os profissionais do setor! Afinal em muitos e-commerces, a grande dúvida do momento é: quais serão as tendências para este ano?
Para encontrar a resposta, continue a leitura deste conteúdo. Ao longo dos próximos parágrafos, vamos compartilhar uma lista consistente que vai deixar nossos leitores bem-informados e prontos para conquistar excelentes resultados!
Os clientes estão prontos para investir em novas aquisições
De acordo com um estudo divulgado pela Wake, muitas pessoas só definem se vão adquirir algo ou não bem perto do início da Black Friday. Ainda assim, 66% dos consumidores afirmaram que têm a intenção de comprar algum produto. Além disso, para 55% dos entrevistados, a prioridade deste ano será adquirir itens de primeira necessidade.
E é nesse ponto que pode surgir a dúvida: quais seriam esses itens que os usuários veem como prioridade? A boa notícia é que a pesquisa da Wake também contempla esse aspecto! E, a seguir, vamos falar um pouco mais sobre isso. Continue a leitura para saber mais.
Tecnologia e vestuário são as categorias campeãs em intenção de compra
Conforme apontamos anteriormente, a Wake apresentou um ranking com os produtos preferidos entre os consumidores consultados para a pesquisa.
Repetindo o padrão de anos anteriores, eletroeletrônicos e eletrodomésticos encabeçam a lista de itens mais desejados. Já o segundo lugar é ocupado por roupas e acessórios, seguido de itens para casa e decoração.
As promoções online se mostram mais atrativas do que as ofertas presenciais
Para construir sua decisão de compra com mais antecedência, muitos consumidores iniciaram sua pesquisa de preços no início do segundo semestre. E, uma vez que essas primeiras buscas tendem a acontecer virtualmente, quando a Black Friday chega, os usuários acabam efetivando suas compras nos canais online.
Prova disso, é que, embora 30% dos consumidores prefiram as lojas físicas, quase 60% preferem os marketplaces e apps de compra.
Os e-mails marketing merecem uma atenção especial
Encontrar a melhor forma de se comunicar com os clientes pode ser um grande desafio para muitas lojas. Porém, é uma tática essencial para garantir que as ofertas e produtos sejam divulgados para o público mais adequado e, por isso, não deve ser deixada em segundo plano.
Para reforçar esse aspecto, a Opinion Box analisou os dados de 2023 e também entrevistou um grupo de consumidores qualificados. A pesquisa apontou o e-mail marketing como o meio preferido para receber promoções e ofertas, com 39% dos votos. Em seguida, o WhatsApp foi escolhido por 21% dos entrevistados, ocupando o segundo lugar entre os canais de comunicação mais populares.
Com esses dados em mãos, fica bem mais fácil garantir o sucesso do seu planejamento para a Black Friday 2024, não é mesmo? Mas para conquistar resultados ainda mais satisfatórios, ainda temos outras dicas. Acesse os conteúdos do nosso blog e conte com os recursos da nossa plataforma para impulsionar suas vendas!