No conteúdo de hoje, vamos trazer ótimas notícias sobre o e-commerce brasileiro!
É isso mesmo que você leu. Desde o ano passado, o setor tem apresentado resultados bastante animadores para as lojas virtuais das diferentes regiões do país. E essa movimentação indica que o cenário tem tudo para continuar seguindo neste caminho positivo.
Pensando nisso, vamos aproveitar os próximos parágrafos para compartilhar essas informações aqui no nosso blog! Acompanhe com a gente e fique por dentro do que está acontecendo no segmento de varejo online.
O mercado digital fechou 2022 com um saldo muito positivo
No mês de maio deste ano, o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio divulgou uma série de dados relevantes que impactam o e-commerce brasileiro.
Entre as informações que merecem destaque especial, o MDIC apontou um crescimento de 20% nas transações em comparação ao ano de 2021. Em termos de valor, isso significa um belo salto de R$ 155 bilhões para mais de R$ 185 bilhões de um ano para o outro.
Um aspecto interessante é que a maior parte das compras foi realizada de maneira interestadual. Na prática, significa que os consumidores extrapolaram as fronteiras e fizeram suas compras com base em critérios que vão além da geografia, priorizando pontos como:
- a preferência por determinadas lojas ou marcas;
- a qualidade e os preços dos produtos;
- a possibilidade de personalização de determinados itens;
- o prazo de entrega e o valor do frete.
Essa característica interestadual se fortaleceu ainda mais com o início da pandemia do Covid-19, em 2020, porém se manteve ao longo dos últimos anos. No entanto, vale a pena ressaltar que, mesmo com essa descentralização, São Paulo ainda lidera o ranking nacional de compras virtuais.
E seguimos com boas perspectivas em 2023
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as compras online representam, hoje, 10% de todo o varejo nacional. E, mesmo com as crises e mudanças na economia nacional, o setor finalizou o primeiro trimestre com um total de R$ 40 bilhões em vendas.
A partir desses dados, a Organização apresentou uma previsão bastante otimista para os próximos meses de 2023, principalmente a partir do segundo semestre. A estimativa, é que o ano se encerre com um faturamento superior a R$ 172 bilhões.
No entanto, frente a esse cenário pode surgir uma dúvida bastante comum: como fazer com que essas boas perspectivas se tornem realidade? A resposta pode ser mais simples do que parece à primeira vista.
O segredo é contar com parceiros qualificados e investir nas estratégias mais adequadas para seus negócios. Atualmente, é possível encontrar uma série de tecnologias, plataformas e ferramentas que otimizam as atividades da sua loja.
E outra dica importante, que não podemos deixar de lado, é ficar de olho nas estatísticas e nas notícias mais atuais do varejo virtual.
Por isso, continue acompanhando o blog da Shoppub para se manter em dia com todas as novidades do e-commerce brasileiro. Toda semana, trazemos muitos conteúdos relevantes, dicas e curiosidades que vão impulsionar ainda mais as suas vendas. Aproveite a leitura!