Investir na análise dos concorrentes é uma estratégia de grande importância para qualquer e-commerce. Afinal, por meio desse estudo as empresas podem averiguar de uma forma muito prática quais ações estão fazendo sucesso junto ao público.
No entanto, muitas pessoas ainda não valorizam essa tática ou não sabem como avaliar sua concorrência de forma adequada. E foi pensando nisso que preparamos este conteúdo!
A seguir, vamos apresentar 3 dicas que vão ajudar sua loja virtual a ter em mãos uma análise dos concorrentes robusta e completa. Continue a leitura para conferir!
1. Defina quais concorrentes sua empresa pretende analisar
Quando falamos em concorrentes, é interessante ressaltar que podemos nos referir a diferentes perfis de negócio, como:
- empresas que oferecem os mesmos produtos comercializados em sua loja virtual;
- organizações que trabalham com serviços diferentes, mas atuam no mesmo nicho que a sua companhia, atendendo ao mesmo público-alvo;
- e até mesmo marcas que abordam as mesmas temáticas apresentadas em no seu blog ou nas suas redes sociais.
Entender quais são as características da concorrência é essencial para que você possa elaborar uma lista com as empresas que serão analisadas posteriormente!
2. Selecione os critérios de análise mais adequados aos seus objetivos
Uma vez definidos os concorrentes que você deseja avaliar, podemos passar ao próximo passo: a escolha dos critérios de análise.
Nessa etapa, você tem à disposição uma série de possibilidades que atuam de forma complementar, como:
- índices de crescimento organizacional divulgados em veículos especializados;
- quantidade de promoções realizadas ao longo do ano;
- linguagem utilizada pelas empresas na comunicação com seus públicos;
- popularidade das marcas nos meios online;
- frequência de postagens em blogs e mídias sociais.
3. Escolha as melhores ferramentas e metodologias para seu e-commerce
Por fim, chegou a hora de escolher os recursos necessários para coletar, organizar e analisar todas as informações. E a boa notícia é que, assim como as etapas anteriores, essa fase também conta com diversas opções de estratégia!
Uma das metodologias mais utilizadas é a famosa análise SWOT. Também conhecida como FOFA, ela identifica, respectivamente, forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de cada concorrente.
A análise PEST é outra solução bastante eficiente quando o objetivo é fazer um estudo do macroambiente de seus concorrentes. Nesse caso, a ideia é fazer uma pesquisa aprofundada dos fatores políticos, econômicos, socioculturais e tecnológicos que impactam o desempenho de cada modelo de negócios.
Porém, se o foco for avaliar especificamente o seu nicho de atuação, as Forças de Porter podem ser um meio de análise bastante eficaz!
Além disso, sua empresa pode contar com o potencial da tecnologia para realizar esse processo de gestão de dados, assegurando muito mais agilidade e eficiência. Por meio de ferramentas avançadas, práticas e até mesmo gratuitas, sua empresa poderá ter em mãos uma base de dados completa e atualizada.
E você, já conhecia todas essas estratégias para fazer uma boa análise dos concorrentes? Tem interesse em conferir outras dicas que podem alavancar seus negócios virtuais? Então continue aqui no blog da Shoppub para acessar outros conteúdos e ficar bem-informado!