Hoje em dia, muitas organizações já reconhecem a importância de investir em um e-commerce com acessibilidade.
Afinal, segundo os dados do IBGE, mais de 40 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. E esses números, por sua vez, exigem que as empresas se preocupem cada vez mais com o desenvolvimento de soluções para atender a esse público.
Por outro lado, uma pesquisa realizada pela BigDataCorp, em parceria com Movimento Web para Todos, apontou que menos de 1% das lojas virtuais é acessível. Pensando nisso, vamos destacar neste conteúdo algumas dicas valiosas para transformar esse cenário e tornar o seu site mais inclusivo.
Continue a leitura para saber mais!
Comece avaliando a criação dos conteúdos
Para ser realmente acessível, não basta que o seu conteúdo seja escrito com clareza, objetividade e sem erros gramaticais. Esses elementos são importantes, sim, mas é preciso ir além!
Quando falamos em um e-commerce com acessibilidade, é interessante levar em consideração outros aspectos relevantes, como:
- o tamanho das fontes e o alinhamento dos blocos de texto para que a leitura fique confortável;
- a implementação de recursos de inteligência artificial que transformem os textos em áudio;
- legendas para as imagens dos produtos, permitindo que as descrições sejam lidas pelas ferramentas de leitura.
Priorize layouts mais limpos
O excesso de banners, pop ups e outros recursos visuais animados pode acabar dificultando a experiência dos usuários com deficiências visuais ou cognitivas.
Por isso, além de evitá-los, é interessante pensar em layouts mais clean. E aqui, uma boa sugestão é utilizar menos elementos e uma combinação de cores que facilite a visualização tanto dos textos quanto dos produtos.
Possibilite a navegação por teclado
Para os usuários que apresentam determinadas restrições de movimento, o uso do mouse pode ser bastante desafiador. Mas a navegação por teclado pode ser uma excelente solução para driblar essa dificuldade!
Por meio dessa funcionalidade, seus clientes podem ter acesso às diferentes páginas, menus e opções disponíveis em sua loja virtual, navegando com mais facilidade.
Conte com um atendimento ao cliente adequado
Por fim, mas não menos importante, uma equipe de atendimento qualificada faz toda a diferença para construir um e-commerce com acessibilidade.
Nesse sentido, uma boa dica é promover treinamentos que capacitem os profissionais a fornecerem o suporte adequado às diferentes necessidades dos usuários.
E, aproveitando as possibilidades oferecidas pela tecnologia, outra estratégia interessante é investir em diferentes canais de atendimento. Aqui, entram em cena os chatbots e aplicativos que permitem a troca de mensagens por texto ou por voz, otimizando a experiência dos seus clientes.
O objetivo é facilitar tanto a navegação na sua loja virtual quanto o processo de compra em todos os momentos. Como resultado, é possível impulsionar as suas vendas e melhorar ainda mais a relação do público com a sua marca.
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