Para diversas empresas e usuários, o metaverso já é uma realidade e tem proporcionado experiências cada vez mais imersivas. Por outro lado, saber como a chegada do metaverso impacta as lojas virtuais ainda é uma dúvida para muita gente.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para esclarecer o assunto e mostrar como essa nova tecnologia pode trazer boas oportunidades para o seu negócio.
Aproveite a leitura e fique bem-informado!
O que é o metaverso?
O termo metaverso foi utilizado pela primeira vez em 1992 por Neal Stephenson no romance “Snow Crash”, uma história sobre um mundo virtual habitado por avatares de pessoas reais.
Porém, de lá pra cá, a ideia ganhou destaque em outras obras, como o livro “Jogador Número 1”, de Ernest Cline; a saga Matrix; e jogos como Second Life e Fortnite. E, aos poucos, também vem se tornando parte nossa realidade.
Conceitualmente, podemos definir o metaverso como uma ferramenta capaz de transpor experiências do mundo real para o virtual. Assim, os usuários podem interagir com outras pessoas e com suas marcas favoritas em tempo real.
E para ingressar nesse universo, é possível utilizar ferramentas como óculos de realidade virtual, luvas, lentes de contato e até calçados e roupas. A ideia é assegurar altos níveis de imersão e levar a relação com a tecnologia a novos patamares!
Que mudanças essa tecnologia pode trazer para o e-commerce?
O metaverso chegou para promover uma verdadeira revolução na dinâmica das lojas virtuais, trazendo uma série de mudanças, como:
- visualização dos produtos de maneira detalhada por meio das ferramentas de realidade aumentada (RA);
- inclusão de empresas dentro do cenário dos jogos para que os jogadores possam adquirir produtos ou mesmo trabalhar dentro dos games;
- criação de lojas com design semelhante ao do mundo real para que os usuários possam realizar suas compras e até utilizar provadores virtuais;
- transações financeiras por meio de criptomoedas e sistemas de blockchain.
As possibilidades são infinitas e cada vez maiores. Mas vale a pena reforçar: a preocupação com a qualidade dos produtos e com uma boa inteligência logística ainda é essencial.
Quais são as principais vantagens de levar sua loja virtual para o metaverso?
Se você chegou até aqui, mas ainda tem dúvidas de que o seu e-commerce combina com as potencialidades do metaverso, não precisa se preocupar! Para fechar nosso conteúdo, listamos alguns pontos altos de investir nessa tecnologia:
- facilidade para customizar o visual da sua loja virtual de acordo com a plataforma utilizada;
- criação de experiências imersivas para usuários de qualquer lugar do mundo, ampliando o alcance geográfico da sua marca;
- integração entre vários canais de venda (tanto os físicos quanto os virtuais), assegurando praticidade e eficiência;
- acesso a tecnologias que permitem a conexão simultânea e em tempo real com diversos clientes;
- interação com os clientes por meio de avatares exclusivos, garantindo um atendimento mais ágil e humanizado.
E para garantir que o seu e-commerce esteja sempre alinhado às novas demandas do mercado, continue aqui no blog da Shoppub e aproveite para conhecer outras tendências para o comércio eletrônico!