Nos últimos anos, a evolução da internet permitiu a criação de diversas ferramentas que transformaram a rotina das empresas, trazendo resultados cada vez melhores. E neste conteúdo, vamos destacar 5 tecnologias que vão otimizar suas vendas online.
Continue a leitura para ficar por dentro do assunto e descubra quais são os recursos que melhor atendem aos seus objetivos de negócio!
1. Big data
Com o suporte de uma ferramenta de big data, é possível gerenciar um alto volume de informações com mais agilidade e muita eficiência.
Dessa forma, as empresas podem formar um banco de dados completo com as informações de seus clientes, possibilitando a realização de ações como:
- segmentação por perfis de compra;
- criação de um histórico robusto de interações com os clientes;
- desenvolvimento de estratégias de venda personalizadas.
2. Blockchain
Enquanto o Big Data é essencial para assegurar um bom gerenciamento de dados, o blockchain entra em cena para garantir a segurança dessas informações.
Assim, as lojas virtuais conseguem driblar uma série de obstáculos como um possível ataque cibernético ou o vazamento de dados sensíveis, como o número de cartões de crédito, documentações, endereços e contatos telefônicos dos usuários.
3. Chatbots
A partir de tecnologias de Inteligência Artificial, os chatbots são programados para garantir um atendimento ao cliente cada vez mais personalizado, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Ao implementar esse tipo de ferramenta em seu e-commerce, é possível responder às solicitações de diversos usuários de forma simultânea e esclarecer as dúvidas mais pontuais.
Assim, as equipes do call center podem se dedicar aos casos que exigem uma atenção mais específica, assegurando mais qualidade e eficiência.
4. Sistemas de recomendação
A recomendação de produtos similares é uma estratégia que contribui não só com o aumento dos índices de conversão e retenção, mas também com a atração de novos públicos.
A partir da análise de dados de cada usuário, essa tecnologia cria uma vitrine virtual com sugestões de produtos personalizados, facilitando a jornada de compra e ampliando o potencial de vendas.
5. Ferramenta de análise de indicadores
Por fim, para assegurar que o seu negócio online está conquistando os resultados esperados, implementar uma ferramenta de análise de indicadores faz toda a diferença!
Além de possibilitar uma avaliação criteriosa da jornada de compra de cada cliente e do desempenho da sua loja virtual em seu mercado de atuação, essa tecnologia assegura ótimas vantagens, como:
- conhecimento aprofundado do perfil do seu público, com identificação de seus hábitos e preferências;
- relação dos produtos mais buscados e bem-avaliados, e também dos itens que não despertam o interesse dos compradores;
- geração de relatórios completos com dados de navegação e índice de vendas a cada período.
O estudo desses aspectos pode gerar insights valiosos que vão contribuir significativamente para o crescimento do seu e-commerce.
Mas para conquistar resultados ainda positivos, a dica é contar com a parceria da Shoppub. Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções em tecnologia para otimizar as suas vendas e melhorar ainda mais o relacionamento com seus clientes!