Quem é empreendedor sabe como é difícil gerir um negócio. Afinal, não basta apenas ter um bom produto e vender. É preciso ter o controle sobre toda a operação, seja ela física ou online. A boa notícia é que já existem no mercado softwares para ajudar o lojista a administrar com mais eficiência. Mas você sabe quais são as vantagens de um sistema de gestão integrada em seu e-commerce?
Neste artigo, vamos dar algumas dicas para ajudar sua empresa a ser ainda mais eficiente. Boa leitura!
Profissionalize sua empresa
De acordo com o Sebrae, “as maiores causas que levam uma empresa a fechar as portas estão ligadas à falta de planejamento e a erros na administração, principalmente nos primeiros anos de vida”. Em outras palavras, controlar sua empresa de maneira amadora, pode comprometer o futuro do negócio.
Portanto, nada de planilhas manuais. Afinal, vivemos na era digital. Por isso, se você está começando um negócio online ou mesmo se já atua há mais tempo no setor, deve sempre avaliar seus processos.
Com a tecnologia certa sua loja reduz riscos e fica mais próxima do consumidor. Sem falar que sua empresa pode se beneficiar de uma experiência do usuário mais positiva. Na prática, isso significa aumentar os resultados.
Faça perguntas
Quando algo não vai bem conosco, o ideal é parar para tentar entender o que pode estar acontecendo. E isso vale também para o mundo dos negócios. Portanto, a regra é a mesma: analise toda a sua loja. Assim, você vai ver o que pode ser melhorado; comece fazendo algumas perguntas sobre o cenário atual.
-Como está o desempenho do seu e-commerce?
-E a administração do estoque?
-Quais são os investimentos em logística?
-Tem perspectivas de crescimento?
-Sua equipe está bem preparada para atender os clientes?
-Sua loja tem investido no pós-venda?
Estas questões podem ajudar a fazer um “Raio X” do negócio. A partir das respostas é possível ter uma visão mais clara sobre os resultados de sua empresa. Desse modo, ficará mais fácil focar em soluções para otimizar as atividades e setores.
Integração
Integrar todas as áreas e sistemas ajuda a planejar o investimento de seu e-commerce. Ou seja, com os sistemas interligados fica mais fácil calcular riscos e investir na melhoria dos serviços. A integração também auxilia no atendimento mais personalizado e no gerenciamento do tempo.
Portanto, nossa dica para você, lojista, é ter em sua empresa um sistema como o ERP. Afinal, a administração será facilitada e, no dia a dia, você vai perceber as vantagens de um sistema de gestão integrada em seu e-commerce.
Mas o que é ERP?
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais). Na prática, o ERP é um software que organiza todas as informações da empresa. Este sistema oferece uma análise detalhada sobre as áreas do negócio.
Dessa maneira, é possível planejar o investimento e fazer as correções necessárias. Tudo feito em tempo real por meio de uma única plataforma. Em outras palavras, um bom ERP é um grande aliado do lojista.
Parceiros Shoppub
A Shoppub tem em seu portfólio empresas parceiras que oferecem soluções para que seu e-commerce se destaque no mundo digital. A Arius faz parte deste seleto grupo.
Desde 1985, a empresa investe em tecnologias para aumentar a produtividade e o faturamento dos clientes. A Arius possui integrações com os principais sistemas de ERP e CRM do mercado.
Palavra do cliente
Para Leticia Puga, do Super Varejão Cenourão, ser cliente da Arius significa contabilizar muitos benefícios. “O ERP da Arius nos auxilia em várias áreas, já que com ele conseguimos desenvolver relatórios que auxiliam na tomada de decisão. Isso nos deixa à frente no mercado, pois com as informações claras podemos tomar decisões cada vez mais assertivas. Além disso, temos rapidez em atender as necessidades dos clientes que procuram nossas lojas.
O Arius também auxilia nosso e-commerce a cada vez mais entender o comportamento do público dentro da plataforma. Assim, podemos trazer os produtos mais pedidos e, ainda, evitamos perdas e rupturas; desse modo, criamos uma maneira de fidelizar nossos clientes”, relata.
Vamos juntos
Aqui na Shoppub o sucesso dos nossos clientes é o que nos motiva a fazer mais e melhor. Por isso, estamos conectados com as melhores soluções tecnológicas sem deixar de lado aquele atendimento personalizado. Até a próxima semana!
Fonte: Freepik
Leila Monteiro