Você já ouviu falar de storytelling? Essa expressão significa literalmente “contação de histórias”, e é uma técnica milenar para unir pessoas e transmitir conhecimento. Contar uma história conecta e gera confiança – sendo assim, você pode usar essa técnica dentro do seu e-commerce, gerando confiança e credibilidade para a sua marca.
O storytelling no e-commerce vem com a criação de uma narrativa para a sua marca ou seus produtos. A ideia é não vender apenas produtos, mas construir a sua marca em volta do que aqueles produtos contribuem na vida das pessoas.
Quer entender melhor? Então acompanhe os próximos passos sobre como contar uma boa história dentro de um e-commerce.
Foque no que as pessoas sentem ao usar a sua marca ou seus produtos
Qual a imagem que a sua marca passa? De produtos refinados e de alta qualidade? De produtos confortáveis e para qualquer situação? Entender isso é fundamentar para entender o que as pessoas sentem ao usar a sua marca ou seus produtos.
A partir desse sentimento, construa a história que você quer contar. Um bom exemplo dessa ideia é a campanha Real Beleza da Dove, que utilizou as imagens de mulheres comuns (e não super modelos) para mostrar que a beleza está além dos padrões estereotipados. Essa campanha gerou conexão e confiança com o principal público da marca, refletindo em um aumento de vendas.
Venda a ideia do que o seu produto faz
Não venda apenas um produto, mas venda como esse produto vai tornar a vida de seus clientes melhor. Suas campanhas de marketing devem incluir fotos e textos que tragam o motivo para seus clientes comprarem determinado produto, como por exemplo pessoas os utilizando em um momento de qualidade.
Por exemplo, se você está vendendo um brinquedo, você está também oferecendo horas felizes entre pais e filhos, irmãos ou amigos. Se você vende sapatos sociais, você também está oferecendo elegância e credibilidade em ambiente de trabalho. Use isso a seu favor.
Conecte-se a seus clientes
Uma boa história sobre a origem da sua empresa ou de determinada tecnologia, pode conectar seus clientes a você mais do que qualquer produto.
Um bom exemplo é a história da criação da Cacau Show, que surgiu quando o empresário Alexandre Tadeu da Costa tinha apenas 17 anos e vendia trufas e bombons na Zona Oeste de São Paulo. Todos que sabem dessa história pensam automaticamente em pessoas trabalhadoras e guerreiras, o que tende a gerar um sentimento de conexão com a marca.
Sendo assim, pense na história da sua marca e dos seus produtos, e busque uma forma de conta-la para se conectar ao seu público.
Descreva seus produtos
A técnica de storytelling também pode e deve ser utilizada também na hora de descrever seus produtos. Um bom exemplo de descrição de produto é a ficha técnica dos vinhos da Dreo, parceira Shoppub – confira:
Fala a verdade, só pela descrição já deu vontade de tomar esse vinho, não é mesmo? Então utilize as mesmas técnicas nos seus produtos – venda a sensação, a emoção e os momentos de satisfação ligados a ele.
Qual a sua história?
As vezes a história que você vai contar é sobre quem você é, sua missão e seus valores. Outras vezes, a história que você vai contar terá mais a ver com seus clientes e com o que eles acreditam. O importante é que você use essas histórias para promover a conexão com seus clientes, o que será revertido em mais confiança e vendas para a sua loja.
Sendo assim, formule as suas campanhas e conte com a gente caso precise de ajuda para alterar qualquer coisa na sua loja Shoppub. Estamos aqui para você!