Uma das tendências para o comércio eletrônico é a fusão entre compras online e aplicativos de mensagens.
Este modelo chamado de “comércio de conversação” está literalmente mudando a maneira como as pessoas compram online.
Portanto, neste artigo, vamos conversar sobre os chatbots e ver como eles podem contribuir com o comércio online.
O que é um chatbot?
Um chatbot é um programa de computador que imita o comportamento humano, sendo capaz de responder perguntas simples aos clientes.
Nesse sentido, os chatbots se encaixam perfeitamente no varejo, onde uma boa conversa é sempre bem-vinda.
A experiência de conversar com um assistente de loja virtual oferece ao cliente o atendimento personalizado típico das lojas físicas. Assim, o cliente se sente mais feliz e motivado para finalizar suas compras.
Atendimento em lojas de varejo
O que você vê quando entra em uma nova loja pela primeira vez?
Certamente, você verá um monte de prateleiras cheias de produtos e ficará PERDIDO no meio deles. Afinal de contas, você não tem a menor ideia de como encontrar o produto que você quer comprar.
Nessa hora, você ouve alguém falar: “Posso te ajudar?”
Pronto, seus problemas terminaram! Agora você tem um vendedor para te ajudar com as compras.
Rapidinho, o vendedor te leva até o produto que você procura, ou te oferece um produto similar mais barato.
Isso foi bom para você, não foi?
Claro que foi! Afinal você encontrou o que queria sem perda de tempo.
E, isso foi bom para a loja?
Foi melhor ainda! Afinal você saiu feliz da vida da loja por comprar o que você procurava.
Você sabia que os chatbots são vendedores virtuais?
Assim como o vendedor de uma loja física, um chatbot varejista cumprimenta todos os clientes por seus nomes, e os auxilia pelo tempo que for preciso para satisfazer o cliente. Sempre que o cliente escolher um produto, o bot também pode oferecer produtos complementares, ou alternativos. Em seguida, o bot conduzirá o cliente à finalização das compras.
Cada vez mais, os clientes de comércio eletrônico, querem ser tratados como pessoas, e não apenas como um ID impessoal.
Assim, essa é a experiência que os usuários buscam quando optam por utilizar chatbots varejistas. Eles buscam uma abordagem personalizada; querem que lhes seja oferecido algo que atenda às suas necessidades específicas.
Afinal, os chatbots podem aumentar suas vendas?
Definitivamente sim!
De acordo com a Oracle, 65% dos usuários de serviços online preferem entrar em contato com uma empresa por meio de aplicativos de mensagens (chatbots). Além disso, o mesmo estudo observou que 50% dos clientes de e-commerce desejam fazer suas compras por meio de aplicativos de mensagens.
A loja Sephora registrou um aumento de 11 % nas vendas de seus produtos após a implementação de seu chatbot Assistente Sephora. Mas… como?
Muito simples… Para acessar uma loja Sephora pelo aplicativo convencional são necessárias oito etapas. Por outro lado, para acessar o mesmo serviço pelo chatbot assistente são necessárias apenas três etapas!
Utilizando seu chatbot via Facebook, a Tommy Hilfiger fez uma campanha de vendas que oferecia aos clientes a experiência de comprarem em tempo real os itens utilizados em seus desfiles durante a New York Fashion Week. Eles registraram que 87% desses clientes repetiram a experiência de comprar do chatbot.
Principais benefícios dos chatbots para lojistas e consumidores
Veja abaixo alguns dos benefícios dos chatbots para seu e-commerce:
- Aumento de satisfação do usuário devido a uma interface fácil e direta
- Aumento das vendas devido a uma abordagem personalizada aos clientes
- Maior retenção de usuários por meio da implementação de tecnologias avançadas
- Serviço disponível 24 horas por dia / 7 dias por semana
- Substituição de operadores humanos (transferências para funções com maior demanda pessoal
- Atendimento ao cliente baseado em algoritmos, reduzindo ao mínimo as chances de erros.
Como você pode ver, a fusão entre compras online e aplicativos de mensagens via chatbot pode ser uma valiosa aquisição ao seu comércio eletrônico. Assim, se você deseja atrair, envolver e reter seus usuários, você deve, definitivamente, considerar a implementação de um chatbot como novo canal para alcançar clientes.
Compartilhe conosco suas ideias, visões, expectativas e objetivos. Nós da Soppub estamos à disposição para ajudá-los a escolher e implementar o melhor modelo de chatbot para o seu negócio.