Se você costuma fazer compras online já deve ter percebido por aí que muitas lojas estão utilizando um modelo de entrega de retirada no local, ou seja, comprar online e retirar o produto em um ponto físico.
Essa opção traz uma nova comodidade ao processo de entrega do produto e tem conquistado muitos clientes, principalmente pela oferta de frete grátis ou por um custo reduzido.
Mas será que realmente vale a pena investir em um modelo desses? A seguir vamos explicar tudo sobre a retirada no local e as vantagens desse tipo de entrega para o seu e-commerce:
Afinal, o que é e como funciona a retirada no local?
O modelo de retirada no local é adotado principalmente por e-commerces que também possuem pontos físicos, mas isso não impede que outras lojas também possam oferecer essa modalidade por meio de pontos de retirada.
Funciona da seguinte forma, o cliente faz a sua compra online normalmente, porém no momento de decidir a forma de entrega ele pode selecionar a opção de retirada no local, escolhendo o ponto mais próximo da sua residência ou o mais convencional para retirada.
Além de oferecer a opção de retirada em sua própria loja física, muitos lojistas fazem parcerias com outras empresas para oferecer o serviço de retirada em outros pontos comerciais. Dessa forma, a loja online consegue aumentar a sua oferta de retirada no local sem necessariamente expandir suas lojas físicas.
Assim, você alia a conveniência de uma compra online com a praticidade da retirada do produto, sendo uma opção muito útil para consumidores que não podem receber seus produtos em casa.
Como o cliente retira o produto?
Retirar o produto é bem simples para o cliente. Após receber a confirmação de que o produto está disponível para retirada, ele deve comparecer ao local escolhido com seu documento de identificação e o número do pedido para solicitar a retirada.
A apresentação do documento garante que o produto vai ser entregue ao consumidor correto e evita que erros sejam cometidos pela sua equipe de entrega.
Algumas lojas também oferecem a opção de liberar a entrega para terceiros. Nesses casos, o nome e CPF de quem vai retirar geralmente é fornecido durante o checkout.
Para qual e-commerce essa estratégia é válida?
Esse modelo de entrega pode ser adotado por quase todo tipo de e-commerce. Dizemos isso pois pode ser difícil para lojistas que trabalham com produtos grandes adaptar a sua logística e estoque para comportar esses pedidos, além de ser complicado para o cliente retirar um produto grande e transportar até a sua casa por conta própria.
Portanto, faça uma análise sobre o tipo de produto que você vende e verifique se os seus pontos de retirada podem comportar essa dose extra de mercadorias.
Claro que para e-commerces que vão utilizar o seu próprio espaço como ponto de retirada essas dificuldades acabam não existindo, pois o estoque já está no local e basta apenas empacotar o produto e aguardar a retirada do consumidor.
Principais vantagens da retirada no local
Você já deve ter percebido que esse modelo traz algumas vantagens tanto para o seu negócio quanto para o seu consumidor, abaixo explicamos um pouco mais de algumas delas:
Diminuição no custo de logística
Uma das principais vantagens é a redução com os gastos em logística e transporte, principalmente se você já possui o produto disponível no seu ponto de retirada.
Essa vantagem impacta principalmente e-commerces que vão usar o seu próprio local como ponto de retirada, economizando muito com entregas locais.
A grande questão aqui é manter o seu estoque organizado e sua equipe preparada para atender a demanda de retirada.
Oferta de frete grátis
A diminuição no custo da logística acaba refletindo em uma outra vantagem que agrada muito os consumidores: o frete grátis. Sendo essa uma das principais razões que fazem os consumidores escolherem por uma retirada no local.
Se o produto já está em seu estoque e o cliente vem até você para retirar o pedido, porque não oferecer o frete grátis?
A oferta de frete grátis ajuda no aumento das conversões e na diminuição de carrinho abandonado, ou seja, todos saem ganhando.
Mais segurança e praticidade para o cliente
A maioria das encomendas feitas pela internet exigem que o consumidor esteja em casa para receber o produto. Porém, devido ao estilo de vida corrido da maioria das pessoas pode ser impossível estar em casa em horário comercial para receber seus produtos.
A retirada no local ajuda a resolver essa questão, dando praticidade ao cliente que pode retirar o produto onde e no horário que for mais prático a ele. Resumindo, funciona como um estímulo para clientes que normalmente não comprariam online pois não teriam como receber o produto.
Além disso, muitos clientes ficam mais seguros em fazer uma compra online ao saber que existe um ponto físico do e-commerce, aproximando a experiência de uma compra no varejo.
Aumento no fluxo de pessoas no ponto físico
Essa é quase uma troca de vantagens entre a sua loja online e a sua loja física, pois a retirada no local direciona esses consumidores ao seu ponto físico aumentando as chances de eles realizarem novas compras.
É como se o seu e-commerce fosse utilizado como uma forma de atrair clientes para o comércio local.
Como você pode ver, a retirada no local é uma ótima opção de entrega caso o seu e-commerce possua a disponibilidade de pontos físicos. Essa modalidade deve crescer ainda mais nos próximos anos e se tornar uma das grandes exigências dos consumidores online.
Portanto, procure por uma plataforma de e-commerce que oferece essa possibilidade para o seu negócio, seja de forma nativa ou por integração com alguma transportadora.
Para saber mais sobre as formas de entrega que a Plataforma de E-commerce Shoppub oferece, clique aqui.