6 motivos que fazem a sua logo fracassar

por Shoppub

Não se deve subestimar a importância de uma logo. A logo é quem da identidade ao seu negócio e é uma das primeiras coisas que seus clientes em potencial veem. Qualquer negócio, seja grande ou pequeno, precisa de uma logo para gerar reconhecimento e estabelecer uma identidade. Contudo, nem toda empresa faz isso certo. Existem alguns erros comuns ao criar uma logo.

6 motivos que fazem a sua logo fracassar

Esses erros não só envergonham a sua empresa como também causam perdas financeiras. Abaixo listamos seis erros cometidos ao criar o design de uma logo que podem fazer a sua logo fracassar.

 

1 – Design simples demais ou complexo demais

É verdade que logos simples são mais memoráveis, porém os tempos estão mudando assim como os requisitos de uma logo.

 

Atualmente as criações são conceituais e únicas. Uma rede de lanchonetes não necessariamente precisa de um hambúrguer na sua logo para se afirmar. Ela pode ser abstrata. Contudo, ser muito abstrata ou complexa pode causar reações adversas, como ser algo difícil de entender e acabar não deixando a sua marca na memória dos clientes.

6 motivos que fazem a sua logo fracassar

A logo da Nike, por exemplo, é a marca mais reconhecida nos EUA. Ela é simples, e mesmo sem uma relação direta com o negócio, cumpre com o seu objetivo.

 

Fique longe de designs que sejam muito complexos. Logos com muitos detalhes são difíceis de serem reconhecidas e lembradas, além da dificuldade de impressão.

 

Erros comuns:

– Design muito simples

– Design muito complexo

– Design que não funciona para impressão

 

2 – Escolhas baratas

Existem muitos sites oferecendo design de logos por um preço baixo ou até mesmo de graça. Essas opções podem acabar saindo mais caras a longo prazo. Gestores geralmente fogem de grandes investimentos na criação de uma logo, um erro que pode se tornar o motivo de fracasso de uma empresa.

 

Se você não é um expert em criação, então é melhor contratar um profissional. Alguns “tutoriais” passam a sensação de que é uma tarefa fácil de criação, mas você não vai conseguir dar conta de toda a essência dessa criação.

 

Lembre-se, você só recebe por aquilo que paga. Você deve estar disposto a pagar uma quantidade considerável de dinheiro para garantir uma logo de qualidade.

 

Tutoriais de logo e templates te dão opções limitadas e falham no quesito criatividade. Uma boa logo pode variar muito de preço, dependendo do tipo de trabalho solicitado. Mas, o quanto você paga nem sempre garante uma logo de qualidade. A logo da Olimpiada de Londres de 2012 custou US$500,000 e foi um erro gigantesco.

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Erros comuns:

– Usar ferramentas online de design

– Criar o design você mesmo

– Contratar um amador para fazer o trabalho

 

3 – Imagens de baixa qualidade

É importante usar imagens de alta qualidade ao fazer o design de uma logo para garantir qualidade de reprodução e impressão. As logos são usadas em vários lugares (web e impressa), e em diferentes tamanhos, sendo assim a qualidade da imagem é de suma importância.

 

A melhor solução é usar vetores gráficos. Esse tipo de imagem é criada através de softwares como CorelDraw e Adobe Illustrator, que criam imagens utilizando pontos matematicamente precisos.

 

Por outro lado, a alternativa são as imagens .JPEG, que são formadas por pixels.  Essas imagens geralmente são de baixa qualidade e podem fazer a sua logo parecer barata e de baixa qualidade se impressa em um banner grande.

 

A consistência visual é importante, então é necessário prestar muita atenção na qualidade da imagem.

 

Erros comuns:

– Usar imagens de bitmap

– Usar imagens com marca d’agua

– Usar imagens que não possuem qualidade de impressão

 

4 – Negligenciando a marca

Você deve manter a sua marca em mente ao trabalhar no desenvolvimento de uma logo. Lembre-se que você está desenvolvendo algo para seus clientes e não para você.

 

O designer deve conversar com o cliente antes de começar o desenvolvimento. Fazer perguntas e se inteirar sobre tudo, desde a seleção das cores ao posicionamento da marca no mercado. Os requisitos de desenvolvimento devem ser claros e confirmados por escrito.

 

Uma logo é mais do que apenas uma imagem, ela conta uma história e deve ser capaz de se comunicar com o seu cliente.

 

Erros comuns:

– Não entender o público alvo

– Não entender a posição da marca

– Não conversar com o cliente

 

5 – Usar muitos efeitos

Algumas das logos mais famosas são em preto e branco, mas em alguns casos as cores tem a sua importância.

 

Por exemplo, se você está criando uma logo para um restaurante, você deveria usar vermelho, amarelo, verde ou laranja, que são cores que estimulam o apetite. O McDonald’s faz um bom trabalho nessa área.

 

Além disso, as vezes você não poderá usar determinadas cores por limitações de clientes ou do tema.

 

Caso as cores sejam necessárias, apresente-as de uma forma que sejam atrativas. Um bom exemplo são os aros olímpicos, que incluem cinco cores de forma harmoniosa.

 

Recomendamos que também seja evitado o uso de filtros e múltiplas fontes.

 

É importante desenvolver uma logo que também possa ser monocromática, já que ela também poderá ser representada em branco e preto.

 

Erros comuns:

– Usar muitas fontes

– Usar muitas cores

– Usar filtros diferentes

 

6 – Copiar outras ideias

Não existe problema em buscar inspiração em outras marcas, mas copiar descaradamente a ideia de outra pessoa não é só um crime, como também um dos principais motivos de fracasso de uma marca. Além disso, se a sua logo lembra a marca de outra pessoa, você terá dificuldade de se conectar com seu público e não será lembrado.

 

Pense e pesquise bem. Analise o que funciona e o que não funciona, mas nunca caia no modismo. Falta de pesquisa pode resultar em uma logo de baixa qualidade.

6 motivos que fazem a sua logo fracassar

Erros comuns:

– Seguir tendências ou modismos

– Se inspirar demais em um outra marca

– Pouca pesquisa

 

O desenvolvimento de uma logo leva tempo, esforço e dinheiro. Utilizando esses três elementos você terá bons resultados.

 

Fonte: The Next Web

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