Você tem dedicado um pouco do seu tempo para otimizar sua conta do Google Meu Negócio? Um perfil com atualizações constantes ajuda sua empresa a aparecer nos resultados de pesquisas locais, então otimizar o seu perfil é uma ótima tática para se apresentar a novos clientes.
Nessa época de pesquisas feitas em dispositivos móveis, é vital fazer um esforço para aparecer nos resultados locais. Sem um perfil otimizado no Google Meu Negócio, você está perdendo um público que faz pesquisas procurando por negócios locais e próximos.
Mas como otimizar a sua conta e tirar o melhor dessa ferramenta? Dá uma olhada nas cinco dicas que separamos:
01 – Google Postagens
Por meio do Google Meu Negócio você pode utilizar um recurso de postagens. Nessa ferramenta você pode criar posts que serão exibidos quando o seu site aparecer nos resultados de pesquisa.
Você pode personalizar as suas postagens para que elas se adequem a sua empresa, utilizando textos, imagens, vídeos e divulgando eventos.
Usando as postagens do Google você mantém o seu público atualizado com as últimas notícias sobre o seu negócio, além de ser uma ferramenta de autopromoção. Os posts aparecem automaticamente nas pesquisas e no Google Maps, então você não precisa fazer nada além de preparar o seu texto e publicar.
Os posts podem ser criados pelo computador ou pelo smartphone.
É importante ressaltar que suas postagens não são permanentes, elas ficam disponíveis por sete dias e após esse período são removidas pelo Google. A única exceção se dá quando você está divulgando um evento futuro ou algo que acontecerá em uma data que vá além dos setes dias, nesses casos o post será excluído após a data informada.
As postagens são uma ótima forma de fornecer informações extras sobre a sua empresa e eventos. Caso alguém esteja procurando por algo na sua área, isso pode convence-las a passarem pela sua loja, gerando novos clientes, propaganda boca a boca, e outros benefícios que aumentem a sua lucratividade.
02 – Agendamentos
O Google Meu Negócio também tem um recurso que permite que os usuários façam agendamentos e reservas com a sua empresa. Essa ferramenta inclui um link que leva os usuários a uma landing page para agendar um compromisso com você.
Esse é um recurso especialmente útil para negócios que trabalham com atendimento agendado, tornando essas reservas mais simples para seus clientes e para seus funcionários.
O agendamento do Google pode ser benéfico especialmente para:
- Consultórios
- Restaurantes
- Escritórios de Advocacia
- Lojas com atendimento personalizado
- E mais…
Além disso, essa ferramenta aprimora a experiência de pesquisa dos consumidores.
03 – Perguntas e respostas
Você também pode incluir uma sessão de perguntas e respostas na sua página do Google Meu Negócio, respondendo de maneira rápida as dúvidas mais comuns que potenciais clientes tenham sobre a sua empresa.
Funciona de forma simples, o cliente posta a sua dúvida, você recebe uma notificação e envia a resposta.
O controle fica todo nas suas mãos, se quiser você pode excluir reclamações e perguntas irrelevantes, deixando apenas visíveis aquelas que ajudem o seu público.
04 – Mensagens
O Google Meu Negócio vem com um mensageiro similar a um serviço de chat online.
Assim como a ferramenta de perguntas e respostas, com o serviço de chat disponível no seu perfil você consegue conversar com seus clientes de forma instantânea. Para começar, você deve habilitar a opção de chat e fornecer um número de celular que possa receber mensagens por SMS.
Um ponto importante desse recurso é que o seu tempo médio de resposta é visível ao público, então, se você demorar para responder, isso pode impactar negativamente na reputação do seu negócio. Para que isso não ocorra, deixe a funcionalidade de mensagens ativa apenas durante o seu horário de funcionamento.
05 – Descrição do seu negócio
Uma descrição bem escrita do seu negócio é uma ótima forma de promover a sua empresa e permite que você diga, resumidamente, o que você faz e como você pode agregar valor na vida dos seus consumidores.
Além disso, a descrição ajuda na otimização do seu perfil e te diferencia da concorrência.
O Google Meu Negócio permite uma descrição de até 750 caracteres, utilize esse espaço para fornecer um conteúdo com informações relevantes sobre a sua empresa e que ajude os usuários.
Para ter um bom resultado, o Google recomenda que a descrição cubra os seguintes tópicos:
- O que a sua empresa oferece
- O que diferencia o seu negócio
- Como você começou e um pouco da sua história
Com essas dicas você terá um perfil ainda mais otimizado e pronto para solucionar as dúvidas dos seus clientes.
Se quiser ficar por dentro de todos os nossos posts e receber mais dicas como essa, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter.
Fonte: WebFX