Desde o ano passado temos visto discussões sobre a insatisfação de muitos lojistas com a data da Black Friday. O motivo principal para essa insatisfação se dá pelo fato de que muitos lojistas acreditam que os clientes aproveitam a data para antecipar suas compras de fim de ano e deixam de gastar no Natal.
Assim, a data em que a Black Friday costuma ser realizada se tornou alvo de críticas e cogitou-se mudar o dia em que ela é realizada no Brasil. Essa polêmica levantou a questão de transferir a data para setembro, pois esse é um mês que não possui um grande apelo comercial.
Todas essas discussões levaram a uma mudança, mas não exatamente na Black Friday. Com uma iniciativa da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), foi anunciada a Semana do Brasil, um evento especial para aquecer a economia para o último trimestre.
Mas, o que exatamente é a Semana do Brasil?
O que é?
A Semana do Brasil vai ser um evento do varejo que pretende unir o feriado de Independência (07/09) com o Dia do Cliente (15/09), criando uma grande semana de descontos. Nesse primeiro ano ela começa no dia 6 de setembro e vai até o dia 15.
A Semana é diretamente inspirada na Black Friday, que também utiliza um feriado nos Estados Unidos como ponto de partida, o Dia de Ações de Graça.
A expectativa é que a data se torne uma espécie de Black Friday Brasileira, engajando consumidores, lojistas e empresas de todo os setores, além de um apoio expressivo da mídia, tanto no mercado online quanto no offline.
Além das empresas do varejo, também é esperado a participação do setor hoteleiro, estimulando o turismo interno.
Se o evento for um sucesso, a proposta é que ele se torne uma tradição anual do varejo nacional.
Como vai funcionar?
O objetivo é que varejistas ofereçam todo o tipo de descontos e variedades de produtos durante toda a semana, assim os consumidores terão tempo suficiente para pesquisar e decidir onde comprar, aproveitando ao máximo as ofertas.
Porém, existe a possibilidade do evento não ter grande expressividade nesse primeiro ano, tudo devido ao curto prazo que os lojistas tiveram para preparar suas ações e a falta de conhecimento do público sobre o evento.
Para estimular a participação de lojistas e consumidores, o Governo Federal criou um site para a Semana do Brasil e um vídeo promocional.
A Black Friday vai acabar?
A resposta mais simples e direta é não. A Black Friday continua a ser realizada em novembro, como de costume. Esse ano a sexta-feira de descontos está marcada para o dia 29 de novembro.
A Semana do Brasil chega como uma nova proposta do governo em parceria com o varejo para incentivar as vendas no mês de setembro, que não possui grande expressividade em vendas.
Como participar?
Caso você queira participar da Semana do Brasil, você deve se cadastrar no site oficial do evento para receber o seu selo e o manual de identidade visual para utilizar na sua loja.
No caso dos consumidores, é só ficar de olho nas lojas participantes e aproveitar. Lembrando sempre de pesquisar bem os preços e de não comprar em sites suspeitos e que não foram indicados por amigos ou familiares.
Confira aqui nossas dicas para comprar em segurança no e-commerce.
Se quiser receber sempre nossas dicas, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter.