Você começou um e-commerce, e agora?

por Shoppub

Você acabou de lançar o seu e-commerce, e mal consegue parar de clicar nos links da sua loja maravilhado com seus próprios produtos. Mas os pedidos ainda não estão chegando, o que fazer agora? Esse cenário é o mais comum quando alguém começa um negócio eletrônico, os pedidos demoram muito pra acontecer. Não basta abrir a loja e esperar que magicamente o seu negócio vai decolar, é preciso muito trabalho além do e-commerce.

Você começou um e-commerce, e agora?

Paciência

Vai levar um tempo para o seu negócio crescer. Uma das piores partes de começar um novo negócio é a calmaria após o lançamento.

 

Até a data de lançamento você estava ocupando preparando os produtos, trabalhando no site, gerenciando sua conta, criando perfis nas redes sociais, entre outras coisas. Existiam itens na sua lista de coisas a fazer.

 

Quando você lança a sua loja, a maior parte das atividades para ou muda. Você fica na espera dos pedidos, aguardando ansiosamente alguém comprar algo.

 

Tenha paciência. Seu novo site ainda não teve tempo para ganhar relevância na busca orgânica. Suas redes sociais e seu conteúdo são novos demais para gerar muitas vendas, e até mesmo o seu marketing precisa de um trabalho a longo prazo.

 

Examine e reavalie a sua loja online

Já que você está com um tempo livre após o lançamento, aproveite para examinar e reavaliar todo seu site.

 

Verifique se os nomes dos produtos estão claros e não passam nenhum duplo sentido. Analise se as descrições podem ser melhoradas, trabalhe bem as palavras-chave de cada produto e seção, veja se as fotos estão boas e se é possível adicionar novas fotos com o uso real do produto, etc.

 

Tudo que pode ser melhorado deve ser melhorado.

 

Crie conteúdo

Você provavelmente criou algum conteúdo para o lançamento da sua loja, talvez um post de blog ou conteúdo em redes sociais. A calmaria após o lançamento do seu e-commerce pode ser usada como um bom período de criação de marketing de conteúdo.

 

Tente publicar conteúdos que sejam perduráveis, ou seja, algo que não perderá a relevância rapidamente. Lembre-se que marketing de conteúdo é o ato de criar, publicar e distribuir conteúdo com o objetivo de atrair, engajar e reter consumidores. Para que isso funcione, o seu conteúdo deve ser útil e interessante.

 

O retorno do marketing de conteúdo não é tão imediato como o de propagandas, mas é mais funcional a longo prazo.

 

Social Mídia

As suas redes sociais devem estar ativas no momento de lançamento do seu e-commerce. Ao invés de criar um perfil em cada rede social existente, selecione aquelas que são mais usadas pelo seu público alvo, talvez o Facebook, Instagram e o Twitter, por exemplo.

 

Use essas redes para criar engajamento. Considere essas ações:

– Entre ou crie um grupo

– Faça perguntas

– Curta e siga criadores de conteúdo

– Compartilhe conteúdos interessantes

– Responda as mensagens e comentários

– Poste imagens e vídeos com apelo para compartilhamento e entretenimento

 

Testes de Marketing

O marketing no e-commerce pode acabar se parecendo como uma formula científica: criar anúncios e ofertas, medir e analisar os resultados, mudar e otimizar a sua campanha. Esse processo será repetido constantemente em busca de gerar mais lucro e trafego para a sua loja.

 

Comece esse processo após o lançamento da sua loja. Por exemplo, comece com o Facebook Shop ou botões de compra no Pinterest. Talvez o Google Ads seja a melhor opção inicial, ou até mesmo táticas tradicionais de marketing como e-mails.

 

Concentre seus esforços

Por fim, lembre-se de focar nos seus esforços. Manter um e-commerce não é uma tarefa fácil e pode demorar para você começar a ver o resultado do seu trabalho. Não desista, o comércio eletrônico é uma área em franco crescimento no Brasil e está cheia de oportunidades.

 

Fonte: Practical Ecommerce

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