SEO Local: melhorando seu posicionamento na sua região

Trabalhar com e-commerce significa se manter atualizado sobre as técnicas de SEO. Um SEO bem executado ajuda o posicionamento do seu site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, aumentando tráfego e autoridade para o seu site. Hoje, vamos falar sobre um lado do SEO para empresas que também possuam uma loja física, o SEO Local.

SEO Local: melhorando seu posicionamento na sua região

O que é o SEO Local?

Quando fazemos uma pesquisa no Google, ele nos mostra os resultados mais relevantes para aquele termo. Mas, em algumas pesquisas o Google entende que o usuário está buscando por algo próximo da sua localidade, e mostra resultados para aquela cidade ou região.

Um exemplo: se você buscar por “restaurante vegano”, o Google provavelmente vai te mostrar os restaurantes veganos mais próximos da sua localização, pois ele considera que a localidade do usuário deve influenciar nessa busca para que ele encontre a solução que precisa perto de onde está.

Mas caso você pesquise por “restaurante vegano em São Paulo”, a busca será refinada para o SEO Local daquela região.

Então, o SEO Local seria uma estratégia para que os usuários encontrem o seu negócio quando estiverem na mesma localidade que você. É uma forma de dizer aos mecanismos de busca onde o seu negócio está.

 

Qual a sua importância?

O SEO Local é importante principalmente para empresas que possuam uma loja física. Sendo uma ótima forma de atrair novos clientes para o seu estabelecimento.

Pequenas e médias empresas podem, através de um presença online local mais relevante, concorrer com empresas grandes do seu segmento, atraindo clientes e gerando vendas.

É uma forma de impactar positivamente o seu público local e se adaptar aos novos algoritmos dos motores de busca, que cada vez mais valorizam os resultados com base na localização dos usuários.

Existem algumas formas de trabalhar o SEO Local, uma das mais importantes é o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita que permite que você cadastre informações completas sobre a sua empresa, exibindo essas informações nos resultados de busca.

 

Google Meu Negócio

Caso você ainda não possua um cadastro no Google Meu Negócio, você pode começar clicando aqui.

A ferramenta permite que você adicione muitas informações relevantes sobre a sua empresa, como endereço, horário de funcionamento, site, telefone, fotos e até comentários e avaliações de clientes.

Para confirmar esses dados o Google enviará um código para o seu celular e até mesmo uma carta para confirmar o seu endereço e adicionar a localização da sua empresa no Google Maps.

Uma descrição completa do seu negócio também poderá ser adicionada, aproveite esse espaço para incluir palavras-chave e informações relevantes sobre a sua empresa.

Utilize fotos de boa qualidade para mostrar o seu ambiente, posteriormente você poderá solicitar o serviço do Google Business View e apresentar uma tour pela sua empresa.

O Google Meu Negócio também permite que os seus clientes deixem avaliações e comentários sobre a sua empresa. É uma opção interessante, visto que o Google favorece empresas com boas avaliações nos rankings de pesquisa.

Além disso, recentemente foi adicionada a ferramenta de posts através do Google Meu Negócio. Essas postagens trazem uma nova forma de compartilhar conteúdo com o seu público e aparecem diretamente nos resultados de pesquisa. Para mais informações sobre essa nova funcionalidade clique aqui.

 

Outros Diretórios

O Google Meu Negócio não é o único diretório que você deve estar cadastrado para melhorar o seu SEO Local. Abaixo confira uma lista de outros diretórios que também são importantes. Análise cada um e se cadastre naqueles que sejam relevantes ao seu nicho.

 

Somente diretórios?

Não, os diretórios fazem parte da estratégia local mas também existem outras formas de melhorar o seu posicionamento.

É importante ressaltar que a estratégia de SEO Local deve ser trabalhada em conjunto com a sua estratégia de SEO geral. Então um bom trabalho de palavra-chave, criação de conteúdo, e um site 100% responsivo são alicerces dessa estratégia.

Dentro dessa estratégia geral trabalhe as referências locais e os serviços prestados pela sua loja física. Inclua informações sobre a sua cidade ou região nos conteúdos criados, como em títulos, urls, tags e atributos de imagens.

 

Devo investir no SEO Local?

Decidir se vai investir ou não em SEO Local vai depender muito de como é a atuação do seu negócio. Você atende localmente? Possui clientes próximos? O público local é uma fatia que seu negócio quer explorar?

Se sim, é uma ótima ideia investir em uma estratégia para a sua localidade, aumentando sua presença e, consequentemente, suas vendas.

Mas, possuindo ou não uma loja física, ter uma página no Google Meu Negócio já é um avanço na presença online da sua empresa.

 

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