A psicologia por trás da Call to Action – parte 1

A psicologia por trás da Call to Action

As “call to action (CTA)” ou chamadas para a ação são uma das partes mais importantes da internet. Sem elas, os visitantes não saberiam o que fazer ao olhar para uma página, e o nível de conversão para qualquer site seria zero. E existe um motivo maior pelas call to action serem tão efetivas, elas são parte da mente humana.

Toda vez que visitamos um site esperamos algum direcionamento para o que fazer em seguida. E o mesmo vale para seus clientes em potencial, eles querem algo na sua página para satisfazê-los em um nível psicológico.

Existem quatro pontos principais por trás da psicologia da call to action, e quando você conhecer esses pontos você poderá tornar as suas CTAs mais efetivas do que nunca.

 

1 – Antecipação

Antecipação é a sensação que é construída quando você está esperando por algo. Pode ser a espera pela aparição de um monstro em um filme de terror, a espera pelo seu pagamento no final do mês ou a espera por uma mensagem no celular. Você sabe que vai acontecer, só não tem certeza quando.

Na internet, a antecipação começa quando alguém entra em um site. Quando eles começam a ler, assistir ou só navegar pelo site, uma parte deles está esperando que algo novo aconteça.

Então se você fizer um post em um blog com dicas para fotografar os seus produtos, a antecipação começa logo pelo título. Quem ler o post vai querer saber como tirar fotos melhores.

A antecipação continua por todo o post, que pode ser construído com exemplos, fotos, e outros detalhes que vão dar as pessoas uma ideia do que está por vir. O objetivo é engajar o leitor de uma forma que ele queira ler o texto até o final, ver o vídeo até o fim, ou completar alguma outra ação que vai aproximá-lo da sua marca.

É como um comediante contando uma piada, eles tem que contar uma história antes de soltar uma frase de efeito. Se a história for muito longa as pessoas vão perder o interesse, e se a frase de efeito vier muito cedo, ela não terá o mesmo efeito. O segredo é criar uma antecipação para os seus clientes ao ponto onde você já deu informações o suficiente e sabe que poderá gerar uma conversão.

 

Como aproveitar a antecipação

A maioria das pessoas cria antecipação por eventos positivos, é assim que o cérebro funciona. Isso significa que você pode tirar o melhor da antecipação criando uma experiência positiva para os seus clientes. Usar uma linguagem agradável, um design confortável e uma call to action com palavras positivas são formas de tirar o melhor da antecipação dos leitores.

 

2 – Expectativa

Quando você cria antecipação você também cria expectativa. Um leitor espera uma resolução no final de uma história. E os seus leitores esperam uma call to action no final dos seus posts. Satisfazer essa expectativa é o que faz a antecipação valer a pena.

As pessoas tem um conjunto de expectativas com base no contexto do que eles veem, abaixo um exemplo.

A psicologia por trás da Call to Action

Dependendo de como você lê, de cima para baixo ou da esquerda para a direita, o objeto no meio pode ser a letra B ou o número 13.

De forma similar, os visitantes do seu site tem expectativas quando visitam uma página. Se é uma página de cadastro eles esperam uma call to action que diz “cadastre-se aqui”. Se é uma página de um produto eles esperam uma call to action como “compre agora” ou “adicione ao carrinho”.

Basicamente, eles esperam uma call to action que diga o que fazer em seguida baseado no contexto de cada página.

 

Como aproveitar a expectativa

A melhor forma de satisfazer a expectativa do visitante por uma call to action é oferecer uma. Mas não deve ser só texto, ela deve estar contextualizada com o resto da página e tem que se destacar do plano de fundo do site. Você pode fazer isso usando botões grandes e com cores fortes que são facilmente diferenciadas do esquema de cores do site, como  vermelho.

O Facebook faz isso muito bem na sua página de cadastro, embora o seu botão call to action não seja muito grande. O site usa um azul neutro, branco ou cinza, então o call to action deles é…

A psicologia por trás da Call to Action

Verde!

 

Embora cores quentes como laranja ou vermelho sejam as melhores para o call to action, o verde faz sentido no esquema de cores do Facebook. Eles não precisam de uma cor dura e agressiva como o vermelho para chamar a atenção já que o site é completamente neutro. Às vezes o verde é tudo o que você precisa pra se destacar, ele é ótimo para CTAs que tenham a ver com dinheiro e natureza.

No próximo post continuaremos com esse assunto, falaremos sobre Recompensa e Foco no usuário. Até lá!

 

Fonte: WebpageFX Blog

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