Prepare o seu e-commerce para o Natal

O fim do planejamento para a Black Friday também traz o início do planejamento para as festas de fim de ano, falta cerca de um mês para o Natal e está na hora de colocar algumas ações em prática.

Prepare o seu e-commerce para o Natal

No ano passado as vendas no Natal cresceram 3,8% e geraram um faturamento de 7,7 bilhões, de acordo com dados divulgados pela Ebit. A segunda data mais importante para o e-commerce deve ser bem especial esse ano, de acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC, as vendas no comércio eletrônico devem ultrapassar as vendas em shoppings, com 40% dos consumidores com intenções de comprar pela internet.

Com essa quantidade de consumidores interessados, nada melhor que preparar a sua loja para receber esses clientes e fechar o ano com resultados positivos.

Veja algumas dicas do que fazer:

 

Atendimento

Essa é uma das áreas mais delicadas do e-commerce. Para o fim de ano o atendimento deve ser reforçado, pois a coisa mais comum é existirem clientes com dúvidas sobre produtos, prazos de entrega e formas de pagamento durante essa época.

Invista em uma equipe de atendimento bem treinada e que saiba lidar muito bem com pessoas, sempre prontos para ajudar um consumidor com qualquer dúvida e melhorando a sua experiência de compra.

Esse atendimento também deve ser estendido para as redes sociais, com uma pessoa pronta para responder comentários e mensagens de consumidores, tirando dúvidas e gerando engajamento.

 

Estoque

Para o fim de ano o seu estoque deve estar super atualizado. Faça um levantamento dos seus produtos mais vendidos, das tendências do momento e renove o seu estoque. É importante evitar a falta de produtos, pois essa é uma das principais causas de desistência de compra e insatisfação dos clientes.

 

Logística

A logística tem um papel importante em datas comemorativas, o bom trabalho de empacotamento e envio de produtos é essencial para que os clientes recebam seus produtos dentro do prazo e em perfeitas condições.

Se atente aos prazos para não ter dor de cabeça com envios atrasados, seja pelos correios ou por transportadoras. Deixe claro o tempo de envio para que os clientes fiquem cientes do tempo que pode demorar para que eles recebam suas encomendas.

 

Monte um calendário de promoções

Planejamento é fundamental para que as suas promoções tragam resultados. Para o Natal é interessante montar um calendário de ações para cada promoção que você for realizar.

Responda a algumas perguntas:

– Quais produtos ou categorias vão entrar em promoção?

– Será divulgado um cupom de desconto especial?

– O Frete Grátis será trabalhado em algum momento?

Com esse calendário você poderá trabalhar o seu e-mail marketing e postagens em redes sociais com antecedência, além de utilizar a questão do estoque a seu favor ao anunciar produtos com alta disponibilidade.

Dentro desse calendário você também pode trabalhar Landing Pages destacando alguma promoção e ajudando na captura de leads.

 

Comparadores de Preço

O Brasileiro, em geral, possui o hábito de pesquisar muito antes de fazer qualquer compra. A mesma pesquisa realizada pelo SPC verificou que 76% dos consumidores pretendem pesquisar preços na internet antes de comprar os presentes de Natal.

Esse dado mostra que esse é um bom momento para investir em comparadores de preço e tentar dar aquele destaque no seu produto.

Os comparadores se destacam pela facilidade da busca e por mostrar uma grande variedade de preços de um mesmo produto em uma única página, além de colocar o seu e-commerce lado a lado com as principais lojas do mercado.

Se quiser saber mais, leia o nosso post completo sobre comparadores aqui.

 

Crie conteúdo e personalize

Essa é uma época em que é preciso brigar pela atenção dos consumidores, e uma boa forma de fazer isso é com a criação de conteúdo e gerando engajamento.

Algumas ideias do que você pode fazer para esse período:

– Postagens no seu blog com dicas de presentes no estilo listas, como “10 presentes criativos para toda a família”.

– Esse mesmo texto do blog pode ser transformado em várias postagens com dicas nas redes sociais.

– Vídeos nas redes sociais mostrando como utilizar algum produto ou, até mesmo, os bastidores do trabalho na sua loja para essa época.

– Feche parcerias com influenciadores ligados ao seu nicho para a divulgação dos seus produtos.

– Deixe a sua loja com a cara do Natal. Adicione banners temáticos no seu e-commerce e também atualize as imagens de perfil e capa das suas redes sociais.

 

Assim como no comércio físico, também pode ser necessário contratar funcionários temporários para as vendas de Natal no e-commerce, principalmente para atendimento e logística. Talvez você não consiga implementar grandes mudanças na sua loja para esse fim de ano, mas nossa dica é que pelo menos você invista nessas duas áreas para não decepcionar os seus clientes e tentar fidelizar novos.

You may also like...