O pós venda na fidelização de clientes

por Shoppub

O pós venda na fidelização de clientes

O e-commerce se tornou um mercado cada vez mais competitivo, a concorrência está maior e os clientes buscam mais do que apenas preço baixo. Nesse cenário, as empresas que possuem um bom envolvimento com o cliente e investem na qualidade do serviço prestado acabam se destacando e recebendo a preferência na hora da compra.

O pós venda é uma das melhores formas de fidelizar um cliente e garantir compras futuras, além de ser mais barato manter clientes que já compraram na sua loja do que criar campanhas para atrair novos clientes.

 

Serviços de qualidade

Uma boa forma de pós venda é o envio de e-mails com o andamento do pedido do cliente, sempre informe ao cliente todos os passos do pedido, desde a confirmação de pagamento a entrega a distribuidora ou envio pelos correios. Caso ocorra algum problema em qualquer etapa do pedido, o cliente deve ser informado imediatamente, principalmente se for algo relacionado a atraso na entrega.

Invista na qualidade do atendimento, um pós venda bem realizado demonstra respeito e preocupação com a satisfação do cliente. Uma equipe de atendimento bem treinada poderá fidelizar até mesmo clientes que possam não estar totalmente satisfeitos com os serviços que foram prestados. O pós venda é a melhor forma de identificar eventuais erros que possam ter ocorrido com o pedido, como atraso na entrega, produto com avarias e falhas no site para finalizar a compra.

É importante que a empresa assuma eventuais erros e não tente passar a culpa para terceiros. Se o produto está com defeito não mande o cliente para a assistência, realize a troca do produto e você terá um cliente bem mais satisfeito e com grandes probabilidades de voltar a comprar na sua loja. Clientes que adquirem confiança na loja passam a comprar mais e a divulgar a loja para seus amigos e familiares.

 

E-mail marketing

Ofereça promoções exclusivas para clientes que já compraram com você, ofereça descontos e produtos de acordo com o histórico de compras do cliente. Uma das razões dos clientes assinarem a newsletter de algum e-commerce é a possibilidade de acesso a promoções exclusivas. Se possível crie um programa de fidelidade para os seus clientes, algo como “junte pontos e troque por cupons de descontos”, isso estimula a compra e pode aumentar o gasto médio do cliente.

Se bem realizado, o pós venda pode se tornar o grande diferencial do seu e-commerce e trazer o destaque que a sua loja precisa. Clientes satisfeitos são uma garantia na conversão em vendas.

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