Marketing Sensorial: Dicas para usar na sua loja

A capacidade de sentir do ser humano é o que o faz ter uma percepção do mundo, através dos cinco sentidos (audição, olfato, visão, tato e paladar) conseguimos entender e diferenciar as coisas ao nosso redor. O Marketing Sensorial é uma estratégia de marketing que tenta criar um vínculo entre o produto ou marca e o consumidor através dos sentidos, criando sensações que fixam a marca na mente do consumidor e formam uma associação emocional.

Marketing Sensorial: Dicas para usar na sua loja

Existem diferentes formas de trabalhar o Marketing Sensorial, os mais utilizados são relacionados ao olfato e a visão, que acabam agindo sobre os outros sentidos. Em restaurantes, padarias ou outros lugares relacionados a alimentação, o cheiro dos alimentos é sempre exaltado para gerar uma vontade de comer nos seus clientes. Nos cinemas o cheiro das pipocas e a exposição dos produtos sempre em vitrines luminosas e convidativas ajudam no consumo. Outro sentido que costuma ser bem explorado é o paladar, através das degustações oferecidas pelas marcas.

 

O Marketing Sensorial busca trazer essa identificação própria da marca para o cliente, quando ele sentir determinado cheiro, ou ver uma foto, ou mesmo ouvir um jingle ele irá relacionar aquela sensação com a marca. Também se trata de trazer conforto para o cliente, como lojas que utilizam uma música ambiente mais calma para que os clientes façam suas compras de forma tranquila.

 

É possível explorar o Marketing Sensorial no e-commerce, e com criatividade pode-se ir além do sentido visual.

 

Marketing Sensorial no e-commerce

Uma boa foto é o que mais vai chamar a atenção do seu consumidor, é claro que existe um padrão para fotos de produtos no e-commerce, mas você pode adicionar fotos além das que expõe o produto. Crie um Instagram para a sua loja e poste fotos dos seus produtos em uso e compartilhe vídeos de reviews dos seus produtos. Traga uma contextualização para eles, assim seus clientes vão conseguir criar uma relação direta com o seu produto. A loja Na Parede mostra fotos dos seus papéis de parede aplicados em ambientes.

 

Marketing Sensorial Dicas para usar na sua loja - Na parede

O papel de parede está inserido em um ambiente real e cria uma relação de credibilidade com o cliente

 

Outro ponto importante para aplicar no e-commerce é na descrição dos produtos, utilize o texto para trazer as sensações que você espera que o produto traga nos seus clientes. Veja o exemplo abaixo da descrição de um produto da loja About Café:

 

Com grãos provenientes da região do Cerrado Mineiro, o café Baggio Gran Reserva une um aroma marcante com a doçura de um chocolate amargo. De baixa acidez, permite um aftertaste agradável e prolongado.”

 

A descrição do produto traz sensações como sabor e aroma, o texto tenta ao máximo mostrar para o cliente como vai ser a experiência de tomar esse café. Esse tipo de descrição desperta a vontade do consumidor em comprar o produto. Trabalhe bem esse tipo de descrição, não utilize padrões na sua loja, tente achar o seu diferencial em cada ponto do seu produto.

Além disso, o layout da loja também deve trazer conforto e segurança na hora da navegação. Se o cliente não se sentir seguro para comprar na sua loja ele nem chegará a ser impactado pelas outras estratégias adotadas.

O marketing sensorial pode ser utilizado de formas criativas no e-commerce, é uma questão de usar o sentido visual para alcançar os outros sentidos.

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