Instagram: 12 formas de atrair seguidores e gerar engajamento

por Shoppub

Entre as redes sociais atuais, o Instagram tem tido um papel fundamental quando falamos de anúncios e ações de marketing. Otimizar a performance nesse canal se tornou prioridade para muitos e-commerces, principalmente aqueles relacionados a moda e estilo de vida, que buscam expandir a sua marca e ganhar novos seguidores.

Instagram: 12 formas de atrair seguidores e gerar engajamento

Pensando nisso, nesse post vamos oferecer 12 formas para melhorar a sua performance no Instagram, te ajudando a atrair e engajar seguidores, com possibilidades de gerar vendas para sua loja online.

Confira:

1 – Poste regularmente

Frequência é o segredo. Como parte do seu algoritmo, o Instagram recompensa usuários que postam com certa regularidade.

Qual a frequência que você deve postar? Poste pelo menos uma vez ao dia, seis dias na semana. Alguns especializadas dizem que o ideal seriam duas postagens ao dia, mas isso vai depender dos recursos que você possui para investir no seu marketing.

Seja uma ou duas vezes ao dia, sempre tenha em mente que as postagens são a fonte inicial para gerar engajamento e não devem ser negligenciadas.

2 – Crie conteúdo de qualidade

A criação de conteúdo pode consumir muito tempo, pois você precisa pesquisar, escrever, criar imagens e vídeos, além de agendar as postagens.

Além disso, todo esse conteúdo precisa ser visualmente estimulante e informativo para entreter e engajar os usuários, o que gera visitas ao seu site e, consequentemente, vendas.

Podemos dividir o conteúdo no Instagram em quatro propósitos: informar, educar, entreter e interagir. O ideal é que 70% do seu conteúdo seja para informar, pois ele ajuda a atrair clientes atuais e novos.

Para planejar o seu conteúdo utilize um calendário ou uma ferramenta própria para isso, até o Excel pode funcionar nesse caso. Não importa se você faz um planejamento mensal ou semanal, o importante é ter cuidado para que seu planejamento de conteúdo esteja alinhado com suas estratégias e táticas de maketing e vendas.

Seus posts podem incluir:

  • Dicas e tutoriais
  • Citações e mensagens relacionadas ao seu negócio
  • Gifs e vídeos
  • Repostagem de conteúdo do seu blog

Faça um monitoramento do seu conteúdo e analise quais geram mais engajamento, a partir disso você consegue refinar as suas criações e descobrir o que funciona melhor com o seu público.

3 – Verifique os melhores horários para postar

É quase impossível descobrir em qual momento os seus seguidores estarão online, mas algo que você pode fazer é entender os melhores horários para postar.

Novamente faça um acompanhamento do engajamento que suas postagens recebem, incluindo quantidade de curtidas e comentários.

Com isso, verifique quais horários do dia você recebe mais atenção dos seus seguidores e aproxime suas postagens desses horários.

Dessa forma você consegue refinar os melhores horários para postar.

4 – Invista em engajamento manual

A não ser que seu post se torne viral ou que você invista em posts patrocinados, dificilmente você verá um crescimento expressivo de forma orgânica. Para contornar essa situação, se envolva diretamente com seus usuários.

  • Algum comentou na sua foto? Responda.
  • Ganhou um novo seguidor? Vá no perfil dele e curta algumas fotos.

São pequenas ações que mostram que o seu negócio se importa com seus seguidores e que vão ajudar no aumento do engajamento.

5 – Encontre novos seguidores com uma estratégia de hashtag reversa

Faça uma lista de hashtags que sejam relevantes ao seu negócio e comece a pesquisar por posts que utilizam esses termos. Você também pode utilizar a opção de seguir essas hashtags.

Deixe comentários e curtidas nessas postagens, atraindo atenção para a sua marca e, eventualmente, novos seguidores.

6 – Trate suas legendas como mini posts de blog

O texto que vai acompanhar a sua postagem no Instagram é uma parte importante do seu conteúdo e você deve ter um bom planejamento para ele, pois essas primeiras palavras serão responsáveis por atrair a atenção dos seus seguidores.

Muitos usuários preferem imagens ou vídeos, outros gostam de ler. Portanto, um conteúdo visual combinado com um bom texto será mais informativo e memorável.

Crie uma legenda que envolva os seus seguidores e faça com que eles sintam que a sua conta é feita para eles e não para você.

7 – Utilize grupos de hashtags

Esse é um investimento que vale o seu tempo e é bem simples. Para cada tipo de post que você fizer, utilize um grupo específico de hashtags.

  • Vai falar sobre produtos? Utilize hashtags relacionadas ao produto.
  • Vai postar um conteúdo informativo? Utilize hashtags sobre o assunto em pauta.

Cada categoria dos seus posts deve ter uma listagem única de hashtags, assim você mantém um conteúdo mais coeso e direcionado.

8 – Dê a cara do seu negócio aos seus posts

Sabe aquela postagem que só de ver a foto você já reconhece a qual marca ela pertence? Então, você deve encontrar um meio de passar essa sensação aos seus seguidores, eles devem entender que o post é da sua loja online só de olhar a imagem.

Para isso faça algumas escolhas de design como: paleta de cores, fonts e logos para usar nas suas imagens.

9 – Otimize seu perfil

A primeira impressão é a que fica, e o seu perfil inicial é o responsável por manter ou afastar os usuários. Você pode seguir algumas dicas para manter os usuários no seu perfil:

  • Use uma conta profissional e não pessoal
  • Adicione hashtags relevantes
  • Preencha sua bio com informações sobre a sua empresa
  • Adicione um link para o seu e-commerce
  • Utilize emojis que simbolizam a sua empresa e o que você faz (eles também deixam tudo mais divertido)

10 – Colabore com influenciadores

Se o seu orçamento permitir, você pode criar alguma campanha em conjunto com influenciadores, levando sua marca a um público totalmente novo.

Aqui, você pode ir além do Instagram, realizando campanhas no YouTube, blogs e em outros canais.

O interessante desse tipo de parceria é que ela pode trazer bons resultados mesmo que você trabalhe com um micro-influenciador. O importante é escolher alguém que fale com o mesmo público que você busca, ou seja, pessoas que se identifiquem com a sua marca e com o tipo de produto que você vende.

11 – Faça Stories

Os Stories vão trazer visibilidade constante para o seu perfil. De acordo com o próprio Instagram, usuários com menos de 25 anos acessam os Sories em média 32 minutos por dia – 24 minutos para usuários com mais de 25 anos. Atualmente, os Stories contam com mais de 500 milhões de usuários diários.

Crie uma estratégia para seus stories da mesma forma como você faz para os seus outros conteúdos.

Uma dica é utilizar os stories para postar as principais dúvidas dos seus consumidores, deixando-os disponíveis nos destaques no topo do seu perfil para novos seguidores.

12 – Faça lives

Essa é uma dica interessante para chamar a atenção dos seus seguidores, pois toda vez que você começa uma live, eles recebem uma notificação e o seu perfil fica em destaque nos Stories.

Pode ser difícil para algumas pessoas fazer uma live, mas faça, isso ajuda a trazer um toque pessoal e aproxima os seguidores da sua marca.

Conseguir seguidores é uma tarefa que toma tempo, esforço e até dinheiro. Você pode seguir todas essas dicas ou escolher algumas delas para por em prática de acordo com o perfil do seu negócio.

Os resultados podem não aparecer logo de cara, contudo utilizando essas dicas como uma estratégia a longo prazo você terá um bom retorno.

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Fonte: Practical Ecommerce

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