Fred, a nova atualização do Google

por Shoppub

O Google lançou uma nova atualização do seu mecanismo de pesquisa. Apelidada de Google Fred, a nova atualização foi lançada no início de março e parece impactar diretamente em sites com links e conteúdos de baixa qualidade. Desde que foi liberada, muitos desenvolvedores começaram a apontar quedas no tráfego dos seus sites e identificaram queda na posição dos rankings de pesquisa.

Fred, a nova atualização do Google

O primeiro a identificar a atualização foi o blogueiro Barry Schwartz. Em seu blog ele fez diversos posts sobre a nova atualização e identificou sites que haviam perdido até 40% de navegação. Ele também criou a teoria mais plausível sobre essa queda de acesso, a nova atualização estaria penalizando conteúdos de baixa qualidade nos rankings de pesquisa, dando prioridade a sites mais completos.

 

O Google confirmou a atualização no algoritmo de pesquisa do Fred mas não deu muitos detalhes sobre isso, apenas disse que o foco era analisar sites que não respeitavam as diretrizes de desenvolvimento de websites. Resumindo, essa atualização age contra práticas ruins de SEO, como Black Hat e clickbaits.

 

Black Hat

Black Hat é uma das vertentes de SEO que não segue as diretrizes do Google e demais buscadores, utilizando de técnicas “sujas” e brechas dos mecanismos de busca para melhorar o seu posicionamento.

Entre as práticas consideradas Black Hat estão a utilização de textos e links ocultos, camuflagem de conteúdo, carregamento de palavras-chave irrelevantes, conteúdo repetido e redirecionamento não autorizado.

Sites que utilizam essas “práticas” devem ser afetados por essa atualização.

 

Serei afetado?

Se o seu site não utiliza esse tipo de técnica e trabalha com conteúdos completos e de qualidade, não há motivo para se preocupar.

Na verdade, ao mesmo tempo que essa nova atualização penaliza alguns sites ela também favorece sites que produzem bons conteúdos.

A melhor forma de evitar ser penalizado por esse tipo de atualização é manter o foco na criação de conteúdo de alta qualidade no seu site. Se o seu site possui muitos conteúdos antigos talvez seja uma boa hora de revisitar esses conteúdos e dar uma atualizada nos textos e links.

Reveja a sua estratégia de SEO e confira se você utilizou alguma técnica de Black Hat acidentalmente. Se sim, corrija.

Conteúdos com muita propaganda e feitos apenas para atrair cliques também irão causar penalidades ao seu site, faça uma revisão sobre isso também.

 

Continue a produzir

Essa não é a primeira atualização do Google no seu algoritmo de pesquisa e não será a última. A única forma de nunca ser penalizado por essas atualizações é sempre respeitar as regras de SEO e continuar produzindo conteúdos de alta qualidade e que são relacionados com a suas palavras-chave.

Artigos Relacionados