A evolução do e-commerce: o que está por vir?

Nos últimos dez anos, os avanços tecnológicos fizeram uma revolução no e-commerce. O comércio eletrônico foi enriquecido e hoje oferece uma experiência de compra multifacetada e tecnologicamente agradável. Mas quais evoluções tecnológicas nós podemos esperar para o futuro do e-commerce? Nesse artigo vamos falar sobre algumas previsões para os próximos anos.

A evolução do e-commerce: o que está por vir?

Transações sem cartões de crédito

Isso não está tão no futuro assim, já vivemos em uma época em que transações sem cartão de crédito são uma realidade. O pagamento por cartão está sendo substituído por uma identificação digital que armazena com segurança os dados do cliente e permite a finalização da compra com um clique.

 

São vários os benefícios dessa inovação. O modelo Prime da Amazon utiliza esse método, e como consequência, a taxa de abandono de carrinho caiu drasticamente. A combinação de aumentar a confiança e segurança do consumidor com a praticidade traz uma vitória para o e-commerce e é, certamente, uma inovação que tomará conta das lojas nos próximos anos.

 

E-commerce multicanal

Existem muitos canais disponíveis para integração de lojas e, claro que, algumas lojas já permitem uma integração com o Facebook, por exemplo. O e-commerce, no entanto, não é realmente multicanal atualmente.

 

O comércio social tem a habilidade de expandir o varejo online a bilhões de pessoas através de milhares de canais. Estudos revelaram que a receita pode subir cerca de 17,8% com o comércio social. Estudos similares revelaram que cerca de 60% das pessoas compra mais quando as redes sociais influenciam essa compra.

 

Para que o e-commerce realmente se envolva, a experiência de compra deve se tornar uma coisa só. Imagine ver uma camiseta que você gostou em uma foto de um amigo, então imagine que você poderá clicar naquela foto e instantaneamente descobrir em qual loja ela é vendida, realizando a compra de forma segura. Essa é uma experiência multicanal esperada no futuro.

 

Detecção automática de fraude

Já existem muitos métodos de detecção de fraude por ai, e essa tecnologia é ainda muito nova. Alguns serviços, como o ThreatMetrix, usam tecnologias de detecção e prevenção em tempo real para evitar fraudes e proteger os consumidores. E esse é só o começo.

 

Nos próximos anos, é esperado que a detecção de fraude se torno algo bem mais integrado aos sistemas de e-commerce. Com o início do uso das identificações digitais, vai se tornar mais complicado para que hackers roubem informações. E com o serviço de armazenamento em nuvem adaptado, as lojas não vão mais armazenaram dados de cartões.

 

No futuro, os ladrões não vão tentar mais atacar sites de e-commerce. Eles tentarão atacar servidores protegidos biometricamente ou as identificações digitais dos consumidores. Mas em ambos os casos a fraude será muito difícil de ser realizada, isso irá trazer uma paz de espírito para o consumidor online nunca antes vista.

 

Garantia em caso de estorno

Os lojistas estão cada vez mais cientes sobre os riscos de estorno. O cartão não está presente durante a compra e o varejista assume o risco de o banco realizar um estorno. Claro que, é possível questionar a transação, mas isso leva tempo e dinheiro, o que leva muitas lojas a apenas assumir o prejuízo e seguir em frente.

 

Isso é algo que pode mudar com a evolução do e-commerce. Novos métodos e provedores de pagamento devem dar garantias aos lojistas em casos de estorno, como se fosse um seguro. É uma forma inteligente de trazer novos clientes ao mesmo tempo que diminui a responsabilidade dos lojistas. Esses provedores contarão com uma tecnologia integrada para reduzir estornos e realizar a detecção de fraude em tempo real.

 

O benefício para o varejista é a liberdade de realizar todo tipo de transação sem se preocupar com a possibilidade de perda do dinheiro. Assim, os comerciantes poderão se concentrar mais na experiência de compra ao invés da garantia de pagamento.

 

Entrega no mesmo dia

Cerca de 15% das lojas online no mundo oferecem entrega no mesmo dia, de acordo com o Retail Touchpoints. A pesquisa prevê um aumento em 550% nas lojas que vão adotar a entrega no mesmo dia, criando uma receita de $4 bilhões até 2018. Resumindo, o modelo de entrega no mesmo dia deve se popularizar rapidamente alimentado pela demanda do consumidor em receber a sua compra o mais rápido possível.

 

Grandes cadeias de lojas já estão se preparando para oferecer o serviço, enquanto empresas de entrega estão se expandindo para oferecer a facilidade para pequenas empresas, permitindo uma concorrência com gigantes como a Amazon.

 

Devolução sem perguntas

Muitos comerciantes acreditam que realizar trocas e devoluções sem questionar os motivos do cliente pode trazer prejuízo para a sua loja. Porém, estudos indicam que esse modelo na verdade ajuda a aumentar o lucro da loja a longo prazo, já que a loja estará aumentando a lealdade dos clientes, confiança e a possibilidade de marketing boca-a-boca.

 

No futuro, os clientes não irão perder tempo com lojas que dificultam as trocas e devoluções, eles iram comprar em outro lugar sem pensar.

 

Fonte: True Ship

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