Dia do cliente no e-commerce: a satisfação em primeiro lugar

No dia 15 de Setembro comemoramos o Dia do Cliente, a segunda data do comércio voltada para esse público. A primeira é o Dia do Consumidor, em 15 de março. Essas duas datas não são tão expressivas quanto um Dia das Mães ou uma Black Friday, mas elas são muito importantes por um único motivo: elas celebram o cliente, e sem o cliente você não tem um negócio.

Dia do cliente no e-commerce: a satisfação em primeiro lugar

Esse poderia ser mais um post sobre como realizar uma boa promoção para essa data comemorativa, mas decidimos ir para o outro lado. Se o cliente é um dos pilares do e-commerce, então porque não entregar satisfação aliada a bons preços?

 

Melhore a experiência de compra

Melhorar o serviço em prol do cliente deve ser uma constante no trabalho de um e-commerce. A experiência de compra é um cenário que permite uma avaliação geral sobre como está o funcionamento da sua loja.

Analise a navegabilidade e identifique pontos de melhorias, como:

 

– É fácil encontrar as categorias de produtos?

– A busca funciona?

– A navegação é intuitiva?

– As páginas estão com um tempo de carregamento alto?

– As fotos estão boas?

– Os links funcionam?

– Preço e frete são claros?

– Os produtos possuem todas as informações necessárias?

 

Através desses questionamentos é possível melhorar a navegação dentro do seu e-commerce e corrigir possíveis erros. Essas melhorias irão refletir em uma melhor experiência de compra para o seu consumidor.

Leia mais sobre como construir uma boa página de produtos.

 

Atendimento Multicanal

O atendimento ao cliente é um dos maiores alvos de reclamações, principalmente pela demora ou pelo atendimento robotizado.

Atualmente, a maioria dos consumidores não quer ter apenas um telefone de contato com a empresa, eles preferem entrar em contato através de outros meios. Algumas das opções que podem ser disponibilizadas:

 

– E-mail

– Formulário de contato

– Redes Sociais

– Chat

 

Procure oferecer um atendimento pessoal, humanizado e de fácil acesso aos seus clientes. Um bom atendimento ajuda na divulgação do seu e-commerce e um cliente satisfeito irá recomendar a sua loja a outras pessoas.

 

Ouça seu cliente

Seu cliente é a melhor pessoa para ouvir se quiser saber como melhorar o seu trabalho. Sempre que possível procure por um feedback, ouça críticas, sugestões, elogios, e analise quais pontos podem ser melhor atendidos.

As redes sociais oferecem um ambiente propício para essa troca de informação, através das postagens você poderá se relacionar e criar engajamento com seu público. O próprio atendimento ao cliente e o pós venda permitem essa troca. Coloque o consumidor no centro da sua loja e aprenda com ele.

 

Trabalhe o pós venda

Aqui você pode colocar em prática algumas ações para verificar como está a experiência de compra dos seus clientes.

Entre em contato com o cliente, por e-mail ou telefone, e veja o que ele achou do produto que comprou, se está satisfeito com o serviço, se precisa de orientações sobre como usar o produto e afins.

Leia mais sobre o pós venda na fidelização de clientes.

 

Vá Além

Mostre ao seu cliente o quanto ele é importante para a sua empresa. Pense em ações que possam diferenciar o seu trabalho dos outros e-commerces. Isso pode se refletir em uma embalagem personalizada, em um brinde que sempre acompanha seus produtos, ou até mesmo um cartão oferecendo desconto para próxima compra.

São pequenas ações que trazem um fator surpresa na compra do cliente, e essa surpresa pode gerar compartilhamentos em redes sociais e menções a sua marca.

Aproveite a proximidade do Dia do Cliente e comece a trabalhar essa proximidade com seus consumidores. A satisfação de ser tratado como alguém especial pela marca trará bons resultados e clientes fidelizados.

 

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