Como reduzir as devoluções no e-commerce de vestuário

Como reduzir as devoluções no e-commerce de vestuário

Todo mundo que trabalha com e-commerce de vestuário sofre com um problema em comum: altas taxas de devoluções de produtos. Existem algumas razões para isso, os consumidores que compram roupas ou sapatos online estão sujeitos a algumas restrições que não existem nas lojas físicas, que incluem:

 

– Impossibilidade de experimentar o produto

– Incerteza se o tamanho será apropriado

– Não poder tocar ou sentir o produto

– Detalhes limitados do produto

 

Uma estimativa diz que de 30% a 40% das devoluções são por motivos de tamanho e ajuste no produto.

Uma das maiores empresas no e-commerce de vestuário é a ASOS, ela oferece cerca de 60 mil produtos online e possui uma política de devolução e trocas bem simples. Eles oferecem frete grátis para o mundo inteiro e não cobram taxas na devolução, isso ajudou a diminuir o volume de devolução de produtos em 50%.

Mas não foi só a política de trocas e devoluções que ajudou nesse quesito, a loja possui integração com uma ferramenta chamada Virtusize, que permite que os usuários consigam definir qual o tamanho ideal daquele produto para o seu corpo. Essa ferramenta não só ajudou a diminuir a devolução de produtos como também aumentou a lealdade dos consumidores, que ficavam satisfeitos em receber um produto com o tamanho certo.

Outras lojas do segmento também estão integrando as suas próprias ferramentas para o consumidor comprar o tamanho certo, muitos desses aplicativos permitem que o cliente informe as suas medidas e receba a indicação do tamanho, facilitando a compra.

 

O que fazer para reduzir as devoluções?

Saber o tamanho ideal é um fator importante para diminuir a devolução de produtos, mas outros fatores também possuem um papel importante:

 

– Integrar uma ferramenta para o cliente descobrir o seu tamanho ideal

– Produtos com fotos em alta resolução

– Inclua opção de zoom e fotos de diferentes ângulos

– Forneça uma descrição detalhada do produto

– Não dificulte a devolução do produto para aumentar a confiança

 

Além de reduzir a devolução de produto, também é importante reduzir os gastos gerados com isso. Quando for uma devolução por defeito, você pode pedir para o cliente lhe enviar uma foto do produto e, se constatado o defeito, for mais caro pedir para enviar o produto de volta, apenas mande um novo produto e deixe o cliente ficar com os dois produtos. Faça também uma análise sobre quais produtos estão sendo mais devolvidos, talvez seja algum problema que possa ser resolvido internamente.

 

Fonte: True Ship

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