Checklist para o fim de ano no e-commerce

Estamos bem próximos da temporada de compras de fim de ano, Black Friday e Natal estão logo ali. É época de organizar o seu e-commerce e planejar toda a sua estratégia para esse período.

Checklist para o fim de ano no e-commerce

Existem muitas coisas que você pode fazer para promover o seu e-commerce antes e depois do período de festas, vamos listar algumas dessas ações para você colocar na sua checklist.

 

Defina uma meta

As vendas no final de ano representam uma boa fonte de lucro, é o período que o e-commerce mais vende. É uma oportunidade que deve ser aproveitada.

 

A questão é, o que essa oportunidade representa para a sua loja? O que você espera do seu trabalho? Quanto sua empresa deseja lucrar?

 

Se você não define metas para o seu negócio, você não terá como analisar se o seu marketing deu resultado. Esse é o primeiro item que você deve colocar na sua checklist, defina quais são as suas metas para o fim de ano.

 

Defina um orçamento de marketing

Depois de definir as suas metas e objetivos, estabeleça um orçamento. Quanto você vai gastar com marketing e promoções no fim de ano para conseguir alcançar a suas metas?

 

Essa é uma decisão importante. Se você investir muito pouco a sua loja pode ficar de fora das compras de fim de ano dos clientes. Se você investir muito, você corre o risco de não ter lucro o suficiente para cobrir esse gasto apesar de aumentar as vendas unitárias.

 

É preciso existir um balanço entre o que investir e a expectativa de vendas. Use os dados coletados das suas campanhas de marketing realizadas durante o ano para ajudar a definir o seu orçamento.

 

O bom e velho frete grátis

Oferecer frete grátis é uma estratégia de marketing importante para o fim de ano. Pesquisas apontam que entre 47% e 54% de todas as compras online incluem uma alternativa para frete grátis.

 

Além disso, existem evidências de que os clientes gastam mais para ganhar o frete grátis, uma média de 30% a mais.

 

A sua loja vai oferecer frete grátis? Você vai definir um valor mínimo de compra para essa vantagens? Defina essas questões agora e prepare o seu e-commerce.

 

Planeje as promoções de dias específicos

Embora as vendas cresçam durante todo o período de fim de ano, existem algumas datas especificas que dão impulso nas vendas.

 

Black Friday: 25 de novembro de 2016

Cyber Monday: 28 de novembro de 2016

 

Essas duas datas representam um alto volume de vendas no e-commerce. No ano passado, a Black Friday movimentou R$1,6 bilhões em vendas, e a expectativa é que as vendas aumentem esse ano.

 

Com tantas possibilidades de venda, se planeje agora para essas datas de pico de vendas. Prepare as suas campanhas de e-mail, adwords, posts e outras promoções.

 

Cliques pagos e Adwords

Anúncios por cliques pagos é um dos pilares do marketing para o e-commerce. Não espere até o último minuto para criar seus anúncios de pesquisa patrocinada. Tenha uma agenda preparada, com anúncios prontos para ir ao ar e palavras-chaves definidas.

 

O Google ajuda os anunciantes a otimizar e planejar as suas campanhas. Tente entrar em contato com um dos conselheiros do Google e conseguir ajuda e orientação antes da temporada de fim de ano começar.

 

Considere outras mídias

A competição é feroz durante o final de ano, especialmente para anúncios pagos nos mecanismos de busca. Além de investir nesses anúncios, considere anunciar em outras mídias.

 

Como exemplo podemos citar anúncios em vídeo no YouTube, inserções em rádios e até mesmo no Spotify.

 

Essas plataformas poderão ajudar o seu e-commerce a ter a atenção do público durante essa época turbulenta.

 

Crie conteúdo

Poste conteúdo para ajudar o seu público. Agora é a hora de criar guias de compras para o Natal e outros tipos de listas. Garante que os mecanismos de busca tenham tempo para indexar o seu conteúdo antes dos consumidores começarem a buscar guias de compras ou informações sobre produtos.

 

Fonte: Practical Ecommerce

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