7 tipos de frete grátis para testar no seu negócio

O frete grátis é uma oferta poderosa no e-commerce, ele tem o poder de aumentar as taxas de conversão e o valor do seu ticket médio. Mas, como outras formas de promoção, ele vem com o seu custo e com a sua importância.

Muitas pesquisas revelam que os consumidores amam o frete grátis, estando mais suscetíveis a finalizar uma compra quando ele está disponível, e mais dispostos a abandonar o carrinho quando não está.

Para muitos lojistas a pergunta que fica, principalmente nessa época, é “devo ou não devo oferecer frete grátis?” Se sim, “como oferecer?”

A seguir, você confere sete dicas de como usar o frete-grátis no seu negócio:

7 tipos de frete grátis para testar no seu negócio

 

1 – Frete grátis em todo pedido

Uma loja online pode fazer muitos amigos oferecendo frete grátis em todo pedido. É algo fácil para os clientes entenderem e simples para a sua loja executar.

Não existe questionamento, hesitação ou dúvida na hora de fazer o pedido, o frete é grátis e ponto. Todos os obstáculos com custos de envio estão livres.

Nesse modelo de frete o objetivo maior é a conversão, o e-commerce quer vender mais e está disposto a investir.

Se você decidir por esse modelo de frete é necessário entender todos os gastos que ele inclui e o quanto a sua loja precisará vender para suprir esses gastos e gerar uma receita válida.

 

2 – Grátis, porém devagar

Os consumidores gostam de frete grátis, mesmo quando eles não vão usar. De alguma forma, isso indica aos seus clientes que a sua loja se importa com eles e está disposta a oferecer essa opção.

Uma oferta de frete grátis não necessariamente impede um consumidor de pagar por outra forma de envio. A Amazon, por exemplo, é uma líder na oferta de envio sem custo, mas também se utiliza do senso de urgência dos clientes para oferecer um frete mais rápido e pago.

O serviço Amazon Prime oferece aos seus membros uma entrega gratuita em até dois dias, mas também oferece a opção de pagar para ter uma entrega no dia seguinte a compra.

Você pode tentar essa opção na sua loja. Mostre aos clientes uma opção de frete grátis que vai demorar um pouco para ser entregue e também ofereça a opção de pagar por uma entrega mais rápida.

A oferta de frete grátis ajudará nas suas taxas de conversão, enquanto a oferta de um envio mais rápido pode ajudar a recuperar os gastos adicionais.

 

3 – Grátis e rápido

Nessa opção você pode pegar tudo o que falamos no tópico anterior e fazer ao contrário. Da mesma forma que oferecer frete grátis em cada pedido, oferecer uma entrega rápida em conjunto, vai fazer com que as conversões sejam injetadas na sua loja.

Esse tipo de oferta em particular só funciona bem para e-commerces que possuam armazéns e centros de distribuição. A Amazon trabalha dessa forma com o seu serviço “Prime”, eles possuem centros de distribuição nas principais cidades onde atuam, oferecendo um frete grátis e rápido pois conseguem alcançar facilmente seus clientes.

 

4 – Grátis com valor mínimo de compra

Quem nunca adicionou um produto a mais no carrinho para atingir o valor mínimo para a compra ter frete grátis? Esse comportamento é muito comum entre os consumidores no e-commerce.

Por exemplo: se você definir um frete grátis em todas as compras a partir de R$200, um cliente que gastou R$190 irá preferir adicionar um produto extra para ganhar o frete do que pagar por ele.

Faça uma média do quanto você precisa vender por compra para oferecer a gratuidade no envio e defina esse valor, ou algo acima desse valor, como o mínimo de compra para o cliente ganhar essa comodidade.

 

5 – Leve mais itens e ganhe o frete

Outra forma de aumentar o valor médio do pedido e as vendas unitárias de produtos é oferecendo frete grátis quando um cliente compra dois ou mais itens.

Imagine que um consumidor está comprando ração para o seu cachorro. Ele pode comprar apenas um pacote e pagar pelo frete ou comprar dois e receber de graça.

A probabilidade de ele comprar dois itens é grande, visto que ele vai precisar de mais ração em algum momento. Vai ser uma vantagem para o cliente e para sua loja.

 

6 – Frete grátis no próximo pedido

Se o seu objetivo principal é fazer com que os consumidores voltem e comprem novamente, você pode oferecer o frete grátis para uma próxima compra.

Envie um e-mail após a primeira compra de um cliente com um cupom de frete grátis. Outra ideia é incluir esse cupom em um cartão agradecendo a compra e enviar junto com o pedido.

 

7 – Frete grátis para membros

Um consumidor leal e que compra sempre na sua loja vale muito mais do que alguém que só comprou uma vez.

Por esse motivo, uma das melhores maneiras de ajudar no crescimento do seu e-commerce é convertendo esses consumidores ocasionais em clientes fiéis.

Principalmente durante o fim de ano, os consumidores estão mais dispostos a conhecer e comprar em novas lojas. Então porque não oferecer frete grátis quando alguém entra para o seu clube ou programa de fidelidade?

O frete gratuito pode ser o incentivo perfeito para que as pessoas entrem para o seu clube.

 

Esse final de ano pode ser a época perfeita para testar algum desses fretes na sua loja, quem sabe você não aumenta as suas conversões?

Já que estamos falando de frete, confira também nossas dicas de quais erros não cometer no envio de produtos.

 

Fonte: Practical Ecommerce

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