5 fatos curiosos sobre o e-commerce

O mundo do e-commerce é bem recente, mas a história do comércio eletrônico é cheia de fatos curiosos e coisas inusitadas. Nesse post reunimos 5 fatos curiosos para você conhecer um pouco mais desse mundo e ver que pode acontecer de tudo no mundo das vendas online.

5 fatos curiosos sobre o e-commerce

1 – Caneta quebrada

Um dos maiores sites de leilão do mundo, o eBay, foi fundado em 1995. O primeiro produto vendido pelo site foi uma caneta laser quebrada, que foi arrematada pela quantia de US$14,83. A caneta foi vendida pelo próprio criador do eBay, Pierre Omidyars. Ele achou a venda tão curiosa que entrou em contato com o comprador para se certificar de que ele sabia que a caneta estava quebrada. O comprador não só sabia como era um colecionador de canetas lasers quebradas.

Isso fez com que Pierre percebesse que qualquer coisa poderia ter uma chance de ser vendida em seu site.

 

2 – O lucro da Amazon

A Amazon também foi fundada em 1995 e o seu lema sempre foi vender produtos a preços baixos. Porém, esse lema fez com que a empresa demorasse a colher os frutos das suas vendas. Um dos fatos curiosos sobre a Amazon é que ela registrou lucro pela primeira vez apenas em 2003, fechando o ano no azul pela primeira vez.

Atualmente a Amazon é uma das maiores empresas de e-commerce do mundo e chega a vender mais de 300 produtos por segundo nas festas de fim de ano.

 

3 – Compras coletivas

A ideia de compras coletivas veio do comportamento de alguns consumidores chineses. Essas pessoas se juntavam e iam até as lojas para realizar compras em grandes quantidades e negociar descontos.

Esse tipo de venda foi migrada para a internet em 2008 com a criação do Groupon, um dos maiores sites de compra coletiva do mundo. O modelo de compra coletiva foi muito popular e a empresa chegou a receber propostas de compras de até US$6 bilhões. A empresa recusou todas as ofertas de compra e atualmente o seu valor é estimado em US$4,5 bilhões.

 

4 – Melhores cores

Existem muitos estudos sobre o efeito das cores no nosso cérebro. Dizem que o vermelho é a melhor cor para ser relacionada com comida, por isso vemos muitos restaurantes e lanchonetes usando essa cor na sua identidade visual. Um dos fatos curiosos é que o e-commerce também conta com algumas cores estimulantes.

Esses estudos apontam o azul e o verde como as melhores cores para uma loja online. O azul dá uma sensação de clareza, simplicidade e eficiência. Enquanto o verde é uma cor que traz esperança e positividade, motivando o cliente a finalizar a compra.

 

5 – Vendendo a alma

Esse é sem dúvidas um dos fatos mais curiosos sobre o e-commerce. No princípio era possível vender de tudo no eBay, e quando dizemos de tudo, é tudo MESMO. Em 2007, um usuário de Madrid chamado Pablo Peñalver decidiu vender a sua alma no eBay. Sim, a alma! E ele conseguiu a façanha de vender a sua alma por €47,51. No anuncio ele dizia que a alma era “certificada e estava com todos os papéis em dia” além de ter várias finalidades como “jogar poker, fazer um pacto com o diabo ou brincar com as crianças”.

E você, tem algum fato curioso para compartilhar com a gente?

 

You may also like...