47% dos consumidores pesquisam online antes de comprar em lojas físicas, aponta estudo

O consumidor brasileiro tem utilizado cada vez mais a internet como uma aliada na hora de ir às compras. Essa é a indicação de um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que avaliou os hábitos omnichannel dos consumidores do e-commerce.

47% dos consumidores pesquisam online antes de comprar em lojas físicas, aponta estudo

A pesquisa constatou que a internet tem melhorado a experiência de compra até mesmo em lojas físicas. Confira os principais resultados:

 

Muita pesquisa antes de comprar

A pesquisa levou em conta o comportamento dos consumidores nos últimos 12 meses e fez uma comparação entre os processos de compra online e off-line.

Os resultados mostraram que 47% dos consumidores costumam pesquisar online antes de comprar um produto em uma loja física. Esse hábito é motivado principalmente para:

  • Fazer uma comparação de preço – 38%;
  • Buscar mais detalhes sobre o produto – 22%;
  • Saber a opinião de outros consumidores – 10%.

Apenas 18% compram direto em loja física sem realizar nenhum tipo de pesquisa antes, e cerca de 35% diz que recorre a pesquisa eventualmente, dependendo do produto ou serviço que procuram.

Sobre os produtos mais buscados antes de uma aquisição em loja física, os eletrodomésticos ficam em primeiro lugar:

  • Eletrodomésticos – 58%
  • Celular / Smartphones – 56%
  • Eletrônicos – 51%
  • Roupas e acessórios – 33%
  • Cosméticos e perfumes – 30%

Para buscar mais informações sobre esses produtos, a maioria dos consumidores costuma consultar reclamações de outros usuários e o próprio site da empresa onde pretende comprar. O Reclame Aqui é o favorito na hora da pesquisa:

  • Reclame Aqui – 47%
  • Site/Aplicativo da empresa vendedora/marca do produto – 35%
  • Buscadores de informação como Google, Yahoo, Bing – 34%
  • Sites/Aplicativos comparadores de preços, características e funcionalidades de produtos – 33%
  • Amigos e família – 28%
  • Site/Aplicativos de empresas ou marcas concorrentes – 27%

 

O caminho inverso

Se muitos consumidores estão consultando a internet antes de comprar em lojas físicas, o caminho inverso também está acontecendo, com clientes visitando lojas físicas para conhecer o produto antes de comprar online.

A pesquisa verificou que esse hábito já é presente em 25% dos consumidores. Os principais motivos para essa atitude estão relacionados a:

  • Conhecer melhor as características do produto – 17%
  • Pesquisar preço – 12%
  • Saber a opinião de outros consumidores – 6%

A maioria dos clientes (44%) só faz essa consulta em loja física ocasionalmente, dependendo do produto ou serviço que buscam, enquanto 30% dos consumidores compra online sem fazer nenhuma pesquisa em loja física.

 

E-commerce X Lojas Físicas

O estudo também analisou a preferência dos consumidores entre lojas virtuais e físicas. De modo geral, preço e praticidade são vistos como fatores positivos das compras online.

Confira os principais fatores positivos vistos pelos consumidores:

  • 83% considera que os preços online são mais baratos do que nas lojas físicas
  • 75% gosta da comodidade da compra
  • 73% prefere a variedade de produtos
  • 62% facilidade de escolha
  • 59% mais rápido para comprar
  • 57% melhores formas de pagamento

Já nas lojas físicas, os fatores positivos apontados são:

  • 73% facilidade na troca e devolução
  • 51% qualidade no atendimento
  • 46% facilidade no pós-venda
  • 64% consideram as lojas físicas mais seguras

 

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 08 e 18 de maio de 2018 e ouviu 815 consumidores de todo o país. Você pode acessar o resultado completo da pesquisa aqui.

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