4 dicas para reduzir carrinho abandonado

Qualquer lojista, desde o pequeno até o grande, compartilham de um mesmo problema: Porque os clientes abandonam o carrinho de compra e o que eles podem fazer para melhorar isso? O carrinho abandonado pode acontecer em qualquer etapa da jornada de compra do cliente, e esse abandono existe por diversos motivos, desde um design pobre até a falta de informações e opções para pagamento. Mas essa situação pode ser ainda mais frustrante quando ela acontece na etapa final da compra, quando o cliente está a poucos cliques de finalizar o pedido.

4 dicas para reduzir carrinho abandonado

A média de carrinho abandonado fica entre 60% e 80%, o que não é muito surpreendente quando paramos para analisar a dificuldade de fazer o checkout em algumas lojas.

Mas então, o que fazer para melhorar a experiência do usuário no checkout? Abaixo você confere 4 dicas para isso.

 

Peça o mínimo de dados possível

Quanto mais etapas o cliente tiver que passar para efetuar o pagamento do produto, mais chances ele tem de abandonar a compra. Isso parece ser bem óbvio, mas muitos lojistas ainda pedem que seus clientes preencham um enorme formulário de cadastro. Isso atrasa o processo de pagamento, muitas vezes ao ponto de não ter volta.

Contudo, nem sempre é fácil simplificar o processo de checkout. Pedir para que os clientes se cadastrem pode ser muito útil em termos de segmentação de marketing. Mas existem algumas coisas que podem ser feitas para tornar esse processo menos complicado. O primeiro passo é manter o formulário de cadastro o mais simples possível, então faça uma análise do que você considera importante saber sobre o seu cliente e pergunte apenas o necessário.

 

Ofereça um incentivo para o cadastro

Oferecer aos consumidores um incentivo para se cadastrar na sua loja pode compensar a frustração de preencher um formulário. Você pode recompensar os seus clientes com benefícios após a criação da conta, como por exemplo, oferecer frete grátis ou um desconto na primeira compra.

Isso irá beneficiar tanto lojista quanto cliente. Se o cliente retornar para uma nova compra ele já estará cadastrado e finalizará a compra de forma mais rápida e fácil, diminuindo o carrinho abandonado.

 

Alivie as preocupações com segurança

Carrinhos abandonados podem estar ligados a preocupações com a segurança. Muitos clientes acabam desistindo de uma compra porque não confiam na segurança oferecida pela loja. Com os consumidores cada vez mais preocupados com a segurança dos seus dados, é essencial que os lojistas aliviem essa preocupação desde o início.

Exiba as informações de checkout de forma clara e fácil de entender. Um selo de segurança pode ser o suficiente, mas garantias mais detalhadas de que a compra é segura funcionarão melhor para impedir o abandono de carrinho.

 

Ofereça opções de pagamento

Problemas com o pagamento também são um fator definitivo para que o cliente confirme ou não a sua compra. Falta de opções e taxas extras em alguns métodos de pagamento podem impactar significamente na decisão do cliente.

O cartão de crédito continua sendo um dos meios de pagamento mais populares, porém alguns métodos alternativos, como PayPal, estão crescendo em popularidade. É interessante que os lojistas ofereçam essas opções mais populares aos seus consumidores.

Cobrar um valor mais alto no produto dependendo do método de pagamento também é visto como um problema para a maioria dos consumidores. Os valores de acordo com o método de pagamento escolhido devem ser claros para o cliente antes de ele iniciar o processo de checkout.

Tente oferecer o máximo de opções para que seus clientes finalizem a compra com o seu método de pagamento favorito.

 

Fonte: Econsultancy

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