3 formas de gerar leads usando o YouTube

por Shoppub

Gerar leads é fundamental para o sucesso de uma empresa, e é sempre interessante buscar novos canais para a geração desses leads. Hoje, vamos dar 3 dicas de como usar o YouTube nessa captação.

3 formas de gerar leads usando o YouTube

Confira:

 

#1 – Direcione os acessos para seu site usando os cartões do YouTube

Os cartões de vídeos no YouTube permitem que você forneça uma interatividade adicional aos seus vídeos. Com um cartão, você pode adicionar uma Call to Action nos seus vídeos com um link, incentivando os usuários a fazer uma ação que você deseja.

Essa ferramenta foi criada inicialmente para usuários mobile, então ela é altamente responsiva, funcionando em qualquer dispositivo. Isso significa que você pode usar uma CTA para enviar usuários mobile do YouTube para o seu site.

Na imagem abaixo temos um exemplo de como a Endeavor usa os cartões para atrais os usuários para o download de um material e para assistir outros vídeos.

 

3 formas de gerar leads usando o YouTube

 

É bem fácil adicionar cartões aos seus vídeos. Para começar, vá até o gerenciamento de vídeos do seu canal e encontre o vídeo que você deseja adicionar cartões. No botão Editar ao lado vídeo encontre a opção “Cartões”.

 

3 formas de gerar leads usando o YouTube

 

Na tela seguinte clique na opção “Adicionar Card” e escolha o tipo de cartão que você deseja colocar no seu vídeo e clique em criar.

 

3 formas de gerar leads usando o YouTube

 

Uma pop up irá abrir permitindo que você personalize o seu cartão. Se você selecionar a opção de link, adicione a URL que você deseja promover e inclua uma CTA chamativa. Quando finalizar clique em “Criar Cartão”.

O último passo é definir em que momento do vídeo o cartão deve aparecer. Na timeline abaixo do vídeo você pode arrastar a marca do cartão e posicionar onde desejar.

Se você quiser adicionar mais de um cartão no seu vídeo, siga essas dicas:

– Utilize um bom espaçamento entre eles para não atrapalhar os usuários

– Não adicione mais do que três cartões por vídeo, muitos cartões podem fazer com que as pessoas abandonem o vídeo

– Evite apontar ou usar setas para indicar a posição do cartão. Nem todos os dispositivos funcionam da mesma maneira e seus cartões podem aparecer em diferentes pontos da tela.

 

#2 – Promova seus links com elementos de final de tela

 

Os elementos de final de tela são uma forma de encerrar os seus vídeos do YouTube com uma CTA. Você pode usar esses elementos para incentivar a visualização de outros vídeos, canais ou playlists. Você também pode incentivar os usuários a se inscreverem no seu canal, além de promover seu site, produtos, serviços ou newsletter.

Para adicionar um elemento de final de tela, o seu vídeo deve ter no mínimo 25 segundos de duração, já que os elementos devem ser posicionados entre 20 e 5 segundos finais do vídeo.

Abaixo vemos um exemplo de elementos incluídos no final da tela do canal Omeleteve, com chamadas para uma playlist de vídeos, ícone para inscrição no canal e ícone com link para o site do Omelete. Eles também incluíram informações sobre as redes sociais dos participantes do vídeo.

 

3 formas de gerar leads usando o YouTube

 

Para adicionar ícones de final de tela você deve acessar o mesmo local da configuração dos cartões, mas dele escolher a opção “Tela final e anotações”. Aqui cabe uma observação, o YouTube descontinuou o uso das anotações pois elas não são compatíveis com dispositivos móveis, sendo substituídas pelas outras ferramentas. Portanto, se você possui vídeos com anotações é recomendado que você as retire.

 

3 formas de gerar leads usando o YouTube

 

Você terá três opções para construir os seus ícones de final de tela. A primeira opção é a “Usar modelo” que fornece templates pré-definidos que podem ser personalizados de acordo com a sua escolha.

A segunda opção é criar o seu próprio layout utilizando a ferramenta “Adicionar elemento”. Você poderá incluir um total de 4 elementos no seu vídeo, sendo que é obrigatório que um desses elementos seja um vídeo ou uma playlist.

Caso você queira incluir uma imagem personalizada, o tamanho mínimo é de 300 x 300 pixels.

A terceira opção é importar uma tela final já criada para outro vídeo no seu canal, é só clicar no botão “Importar do vídeo” e selecionar de qual vídeo você deseja copiar a tela.

 

3 formas de gerar leads usando o YouTube

 

#3 – Conecte-se com seus leads através da pesquisa

 

Uma descrição detalhada de um vídeo pode ser de grande ajuda para melhorar a descoberta do seu vídeo. É preciso otimizar esse texto tanto para o YouTube quanto para mecanismos de busca. Descrições mais longas e detalhadas possuem mais chances de se posicionarem melhor nas pesquisas. Isso porque o contexto e as palavras-chave são o coração e a alma das pesquisas no Google e no Youtube.

Uma descrição detalhada pode ajudar no seu ranking para muitas pesquisas relacionadas ao seu tema. Até mesmo para palavras-chave que você não tenha utilizado.

Escreva uma descrição completa e detalhada que inclua suas palavras-chave e as variações relevantes. As primeiras linhas merecem uma atenção especial para que elas sejam interessantes o suficiente para manter a atenção do usuário. Você também deve incluir um link para o seu site na descrição.

Uma boa forma de construir a sua descrição é dividi-la em pequenos parágrafos para que os usuários não desistam de ler, afinal eles estão no YouTube para ver vídeos e não para ler artigos.

Nessa descrição de um vídeo da Dove, vemos uma explicação detalhada do vídeo, o uso de vários links para outros vídeos, além do uso da hashtag #MinhaBelezaMinhaEscolha.

 

3 formas de gerar leads usando o YouTube

 

Apesar do seu potencial para gerar leads ainda é muito baixo o número de pequenas empresas que possuem um canal no YouTube. Talvez seja interessante começar a criar para esse canal e pensar que essa pode ser uma boa oportunidade.

As três dicas acima são uma maneira simples de gerar trafego para o seu site a partir do YouTube, além de gerar visualizações e atrair inscritos para o seu canal.

Fonte: Social Media Examiner

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