10 dicas para otimizar o Instagram para o e-commerce

10 dicas para otimizar o Instagram para o e-commerce

Com 300 milhões de usuários ativos por mês e 30 bilhões de fotos postadas por dia, o Instagram é uma das redes sociais de maior sucesso que existe. Essa rede é inteiramente visual, focada no compartilhamento de fotos e vídeos e atrai principalmente jovens, 90% dos seus usuários tem menos de 35 anos.

O Instagram não possui um algoritmo de compartilhamento, diferente do Facebook se um usuário acessar a sua conta ele verá todos os posts que foram feitos nas últimas horas. Devido a isso, o Instagram se tornou a plataforma ideal para muitas marcas, já que o alcance orgânico do Facebook é extremamente limitado.

Nesse artigo vamos dar 10 dicas para otimizar o Instagram para o uso no e-commerce.

 

1 – Sempre adicione um link ao seu perfil

O link no perfil é o único lugar no Instagram onde você pode adicionar um link clicável. Todas as outras URLs aparecem como texto. Não perca essa chance de gerar tráfego para a sua loja.

 

2 – Esqueça o Twitter

O Instagram oferece a possibilidade de compartilhar a sua postagem com várias redes sociais. As integrações com o Facebook e Tumblr são fantásticas. Mas a integração com o Twitter deixa a desejar pois ele não mostra uma prévia da imagem do Instagram. Os seus seguidores só verão um texto com o link da sua foto e terão que clicar no link para ver o conteúdo.

 

3 – Crie localizações customizadas

Você pode não conseguir adicionar um link clicável, mas você pode usar o campo de localização para adicionar um link para os usuários copiarem e usarem nos seus navegadores. Você também pode usar esse espaço para adicionar uma “call to action”, direcionando os seus seguidores para o link.

 

4 – Hashtags

As hashtags são uma das ferramentas mais populares para navegar pelo Instagram e encontrar novos conteúdos. Elas funcionam melhor no Instagram do que no Facebook ou Twitter. Elas podem ser desde palavras simples até uma frase. Algumas hashtags populares:

– #TBT

Abreviação de “throwback Thursday”, essa é uma hashtag usada em fotos do passado, toda quinta-feira é comum os usuários postarem fotos antigas usando essa hashtag.

– #OOTD

Essa hashtag é a “outfit of the day” ou “look do dia”. É muita usada por blogueiros e pessoas que trabalham com moda

– #nofilter

Essa hashtag é usada em fotos que não foram modificadas com os filtros do Instagram. São fotos que mostram belezas naturais e destacam as habilidades do fotógrafo.

Você pode consultar uma lista de hashtags populares nesse link.

 

5 – Pense “pequeno”

A maior forma de acesso ao Instagram é por dispositivos móveis. Então, a maior parte dos seus usuários estará vendo o seu conteúdo pela tela de um smartphone. Tenha em mente que qualquer texto sobrepondo uma imagem pode ser lido em uma tela pequena, e que a imagem deve ser focada em prender a atenção do seguidor conforme ele navega pelo conteúdo.

 

6 – Use aplicativos adicionais

Depois que você domina o uso do Instagram, você pode começar a achar que ele é um pouco limitado. Felizmente, existem muitos outros aplicativos que podem te ajudar a criar novos conteúdos e editar imagens de forma mais aperfeiçoada. Como exemplo podemos citar o Regram, Afterlight, Layout, Hyperlapse e Boomerang.

 

7 – Redirecione conteúdo

Conteúdo exclusivo para o Instagram é sempre a melhor opção, mas conteúdos de outras redes podem ser facilmente publicados no Instagram também. Uma boa ideia é criar versões curtas dos vídeos que você posta em outras redes. Com um programa de edição básico você pode tornar vídeos longos em clipes de 15 segundos para atrair a atenção dos seus seguidores e criar direcionamento para o vídeo completo.

 

8 – Seja parte da comunidade

Os comentários e curtidas no Instagram são muito importantes. Reserve um tempo do seu dia para responder e fazer comentários, procurar postagens que possam te inspirar e checar menções a sua marca.

 

9 – Represente os seus clientes

Repostar imagens dos seus clientes em que você foi marcado ou mencionado é uma ótima forma de fortalecer a sua marca. Essa também pode ser uma forma de mostrar a potenciais clientes como os seus produtos podem ser usados, além de aumentar a sua relação com os seus seguidores.

 

10 – Poste diariamente

Os perfis de maior sucesso no Instagram estão ativos diariamente. Poste pelo menos uma vez ao dia para maximizar o seu alcance.

 

Fonte: Practical Ecommerce

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